Banca de DEFESA: GUADALUPE DE MORAES SANTOS SILVA

DISCENTE: GUADALUPE DE MORAES SANTOS SILVA
DATA: 23/04/2014
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física
TÍTULO: SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Estresse Ocupacional; Síndrome de Burnout; Professor de Educação Física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A Síndrome de Burnout em professores é um tema que vem chamando atenção por se tratar de um problema de saúde pública, relacionado ao trabalho. O objetivo principal deste estudo éverificar a presença da Síndrome de Burnout em professores de educação física da rede pública estadual de Sergipe. Sendo um Estado em que o esporte é predominantemente escolar, os professores de educação física exercem um papel decisivo no ambiente esportivo local, que vai desde a formação inicial do atleta, até a ação como técnico durante as competições. Esta pesquisa trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo e com abordagem quantitativa, onde participaram 164 professores, de ambos os sexos, sem delimitação de faixa etária, graduados em educação física e atuantes em escolas públicas estaduais de Sergipe. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos de avaliação: um questionário sócio-demográfico e o Maslach Burnout Inventory-MBI, questionário com 22 questões fechadas em uma escala Linkert de 0 a 6. A seleção da amostra foi aleatória estratificada, obedecendo a uma proporcionalidade nas 10 diretorias regionais do Estado de Sergipe o que possibilitou um processo de seleção por conglomerados. A análise dos dados foi realizada em fases: A primeira consistiu na avaliação descritiva dos dados para caracterizar a amostra e identificar os escores da Síndrome de Burnout e na avaliação da distribuição, utilizando o teste de Kolmogorov-Smirnov.Na segunda fase se calculou o coeficiente de Alfa de Cronbach no intuito de testar a consistência interna do MBI. Na terceira fase se comparou os dados obtidos entre as variáveis sociodemográficas: sexo, estado civil, idade, tempo de exercício da profissão, carga horária e outro vínculo empregatício, com as três dimensões do MBI, utilizando-se dos testes não paramétricos Mann- Whitney e Kruskal-Wallis. Para o processamento e análises das respostas se utilizou o programa estatístico SPSS para Windows, versão 20.0. A significância estatística foi estipulada em 5% (p≤0,05). Os resultados obtidos demonstraram que os professores de educação física da rede estadual de ensino de Sergipe não apresentam casos extremos de Burnout,porém os identificadores encontrados nas três dimensões apontam para um possível início de desenvolvimento do processo de instalação da síndrome, uma vez que os índices intermediários de pontuação foram elevados nas três dimensões: Despersonalização (84,2%); Exaustão Emocional (78,4%) e Realização profissional (67,9%). Conclui-se que a amostra não apresentou casos extremos de Burnout, porém os identificadores encontrados nas três dimensões apontam para um início de desenvolvimento da síndrome.

Presidente - 1003924 - AFRANIO DE ANDRADE BASTOS
Externo à Instituição - CAMILA MOURA FERREIRA VORKAPIC