Banca de DEFESA: ELBER RIBEIRO GAMA

DISCENTE: ELBER RIBEIRO GAMA
DATA: 13/03/2014
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física
TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO SOBREPESO/OBESIDADE EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: prevalência;condutas de risco à saúde; sobrepeso; obesidade; adolescentes.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

É crescente o número de pesquisas que visam a analisar a existência de associação entre condutas de risco à saúde e sobrepeso/obesidade (SO). Tem sido verificado o constante aumento da prevalência de SO em adolescentes, o que se constitui em um fator de risco para diversas doenças na fase adulta da vida. O presente estudo teve como objetivo investigar a existência de associação entre condições de vida, condutas de risco à saúde e sobrepeso/obesidade em estudantes do ensino médio público no estado de Sergipe. Foi realizada uma pesquisa epidemiológica, com delineamento transversal. A amostra foi composta por 3992 adolescentes, distribuídos em 39 unidades de ensino situadas em 27 municípios do estado de Sergipe. Os dados coletados foram analisados através de estatística descritiva e de procedimentos de regressão logística binária, utilizando um nível de significância de 5% (p≤0,05). Por meio da análise dos indicadores para condutas de risco à saúde, observou-se que a prevalência de sobrepeso/obesidade nos sujeitos da amostra foi de 15,5%, sendo maior nos homens (16,3%) do que nas mulheres (15%). A variável dependente SO mostrou-se associada: a) à situação de domicílio dos estudantes (OR 0,74; IC 95% 0,55-0,99); à renda familiar (OR 1,34; IC 95% 1,08-1,68); c)ao não atendimento às recomendações internacionais para a prática de atividade física (OR 0,72; IC 95% 0,55-0,95); e d) ao elevado consumo de refrigerante pelos adolescentes, principalmente no gênero feminino (OR 1,23; IC 95% 1,03-1,46). Pode-se concluir que o estudo identificou uma considerável prevalência de sobrepeso/obesidade entre os adolescentes, e que a mesma está associada à situação de domicílio, renda familiar, consumo de refrigerantes e ao não atendimento às recomendações internacionais para prática de atividade física. Em contrapartida, não foi observada associação entre a exposição ao comportamento sedentário e o SO. Outros estudos com método semelhante são necessários para determinar se os resultados encontrados se confirmam em outras populações de crianças e adolescentes.

Presidente - 2584323 - DANILO RIBEIRO GUERRA
Interno - 2353533 - JOSE ADERVAL ARAGAO
Externo à Instituição - FRANCISCO PRADO REIS

Notícia cadastrada em: 26/02/2014 16:12