Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA DE JESUS SILVA SANTOS

DISCENTE: MANUELA DE JESUS SILVA SANTOS
DATA: 11/11/2022
LOCAL: https://meet.google.com/yqr-xmna-ecg
TÍTULO: INTENÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE UTILIZANDO MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
PALAVRAS-CHAVES: Intenção Empreendedora; Modelo de Comportamento Direcionado a Metas; Educação Empreendedora; Modelagem de Equações Estruturais
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A intenção empreendedora, nas últimas décadas, despontou como temática de pesquisapromissora. Ampliar o conhecimento sobre a intenção empreendedora em diferentescontextos é algo recomendado. Frente a relevância do tema, o Modelo deComportamento Direcionado a Metas (MCDM) foi utilizado por Londono, Wilson eOsório-Tinoco (2021) para realizar a previsão das intenções empreendedoras deestudantes secundaristas na Colômbia. Diante dos achados, esses estudiosos passaram arecomendar outros públicos para testar o poder preditivo do MCDM. Considerado essegap de pesquisa, o presente projeto tem o propósito de testar o Modelo deComportamento Direcionado a Metas, para explicar as intenções empreendedoras deestudantes do ensino superior em Sergipe. Para isso, de forma específica, serãoverificadas as ações dos constructos: atitude pessoal, normas subjetivas, emoções(negativas e positivas), desejo pessoal, percepção de controle do comportamento e afrequência do comportamento passado sobre a intenção empreendedora de estudantesuniversitários. Em relação aos procedimentos metodológicos, ontologicamente esteprojeto se classifica como realista/objetivista, em uma perspectiva epistemológica temuma visão positivista. O projeto ainda pode ser classificado como um levantamento(Survey) de natureza descritiva e corte transversal. A coleta de dados será feita por meiode questionários online com alunos de instituições de ensino superior de Sergipe, quecursaram a disciplina empreendedorismo. Os procedimentos para a análise dos dadoscoletados envolverão testes de estatística descritiva, análise fatorial e Modelagem deEquações Estruturais (SEM); para isso os softwares estatísticos SPSS 22 e WarpPLS 7.0serão utilizados. Espera-se que os possíveis resultados da pesquisa permitam: a)verificar a influência das atitudes pessoais, das normas subjetivas e emoções sobre odesejo de empreender; b) averiguar a interferência da capacidade percebida para realizara atividade empreendedora sobre o desejo e a intenção de empreender; c) aferir ainfluência da frequência do comportamento passado sobre o desejo e a intenção deempreender; d) verificar a interferência do desejo de empreender sobre a intençãoempreendedora e e) averiguar como as variáveis estratificação social,hedonismo/utilitarismo, gênero, empregabilidade e parentalidade podem moderar asrelações contidas no MCDM.
Palavras chave: Intenção Empreendedora; Modelo do Comportamento Direcionado aMetas; Educação Empreendedora; Modelagem de Equações Estruturais.

Externo à Instituição - HEITOR TAKASHI KATO
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA