A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: ROMÁRIO SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROMÁRIO SANTOS SILVA
DATA: 29/07/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/zej-wcnt-rwe
TÍTULO: ADOÇÃO DA INOVAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE: UM ESTUDO DA ADOÇÃO DAS PLATAFORMAS ONLINE POR PEQUENAS EMPRESAS ALIMENTÍCIAS NA PANDEMIA DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: E-commerce. COVID-19. Inovação. Pequena Empresa.
PÁGINAS: 179
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

A pandemia da COVID-19 gerou fortes impactos não apenas no âmbito da saúde, mas igualmente nas atividades econômicas relacionadas aos procedimentos de venda e compra de serviços e/ou bens. A intensificação da ameaça de COVID-19 tem resultado em uma série de problemáticas, a exemplo das rígidas normas de bloqueio associadas com aberturas limitadas do comércio, a fim de minimizar ou até mesmo inibir a proliferação interna e externa do vírus. O e-commerce, para tanto, converteu-se em uma das principais atividades de negócios que conseguiram crescer e se difundir em meio à crise pandêmica, já que em decorrência da limitação das atuações comerciais no âmbito físico, o comércio eletrônico permitiu que as atividades e negócios fossem realizados de maneira online. Dito isto, a relevância deste estudo estende-se à necessidade de estudar esse momento único que a economia brasileira e sergipana em seus respectivos ambientes mercadológicos tem passado frente às profundas mudanças proporcionadas pelo COVID-19, que culminou em uma difusão tecnológica do uso do e-commerce pelas organizações. Assim, esta pesquisa possui como objetivo geral compreender como ocorre a adoção da inovação nas pequenas empresas do varejo alimentício durante a crise da pandemia COVID-19 por meio da análise do e-commerce. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, e do tipo exploratória. A estratégia utilizada é estudo de casos múltiplos realizada com gestores do varejo de alimentos e atores públicos. Os resultados demonstram que as organizações analisadas necessitaram inovar os seus modelos de negócios por meio da adoção do e-commerce em suas atividades e tarefas, o que levou a um aumento significativo de suas vendas, rentabilidade e faturamento, além uma digitalização, automação e modernização de seus processos. Como contribuições, sobre o ponto de vista teórico, contribui com a Teoria da Difusão da Inovação de Rogers (2003), ampliando a aplicação desta lente teórica em cenários de crise, além de colaborar com a ampliação de estudos sobre os impactos desta pandemia no âmbito das pequenas organizações e a forma como estas se adaptaram diante deste fenômeno. Sobre o ponto de vista prático, este estudo contribuiu observar a forma como as pequenas empresas reinventaram os seus modelos de negócios a partir da adoção do e-commerce, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento da inovação e acesso a novas tecnologias para pequenas empresas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2501207 - VERUSCHKA VIEIRA FRANCA
Interno - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Interno - 1049184 - GLESSIA SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS O. MATIAS

Notícia cadastrada em: 26/07/2022 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e