Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOINA SANTOS NASCIMENTO

DISCENTE: ELOINA SANTOS NASCIMENTO
DATA: 02/06/2022
LOCAL: meet.google.com/cwe-gqnr-qjb
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DO SENSEMAKING NAS TOMADAS DE DECISÕES POR GESTORES DE ESCOLAS PRIVADAS DE SERGIPE DURANTE A CRISE EDUCACIONAL GERADA PELA PANDEMIA DO COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Tomada de decisão. Sensemaking. Gestão de crise.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas

A educação básica como referencial da construção de cidadãos e direito de todos sofreu um impacto significante durante o período pandêmico, em que as escolas foram obrigadas a fechar as portas, abdicando da socialização diária entre seus alunos. Apesar das dificuldades já existentes, os gestores se veem diante de um momento de mediar ainda mais elementos: como a preocupação com a saúde de todos, pensar em estratégias que mantenham o funcionamento da instituição escolar e do processo de ensino aprendizagem, bem como conseguir suportar os desafios no impacto financeiro que a situação trouxe para manter ativas as escolas particulares. Diante desse cenário, que impacta crianças, adolescentes, família, gestores, professores e a própria sociedade, considerando os empecilhos em manter a aprendizagem das futuras gerações, pode-se considerar importante analisar os aspectos que culminaram na construção do sentido da situação vivida abruptamente na pandemia do Covid-19 que contribuíram nas decisões tomadas que propiciaram a manutenção das atividades e a superação da crise vivida, uma vez que a pandemia do Covid-19 impactou direta e indiretamente os setores de saúde, sociais, econômicos, organizacionais, entre outros. Considerando esses pontos, o presente projeto de pesquisa objetiva fazer uma leitura do processo de criação de sentido, por parte dos gestores de instituições de ensino, neste momento novo, de situação de crise, incerteza, que de alguma forma implicou nas decisões que os mantiveram ativos nesse cenário onde muitas escolas não conseguiram se manter e acabaram inclusive fechando as portas. Compreender esses aspectos se faz pertinente, tendo em vista a possibilidade de construir modelos estratégicos de tomadas de decisões em situações de crise, que podem contribuir futuramente como estratégias para demais gestores e organizações, tendo em vista que sempre se está sujeito a vivenciar situações conflituosas e ambíguas na gestão de diversos negócios, inclusive educacionais. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa com gestores de escolas particulares sergipanas, por meio de entrevistas semiestruturadas; analisar-se-ão os dados sobre as decisões tomadas e seus resultados no funcionamento da organização com uso da Análise de Conteúdo e sob a perspectiva da teoria do Sensemaking (criação de sentidos).

Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Interno - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE