Banca de DEFESA: GLAUCO HENRIQUE CRUZ SANTOS

DISCENTE: GLAUCO HENRIQUE CRUZ SANTOS
DATA: 26/08/2021
LOCAL: http://meet.google.com/eja-sxgx-bbh
TÍTULO: EMPREENDEDORISMO EM CENA: ASSOCIAÇÕES ENTRE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS E COMPETÊNCIAS DO EMPREENDEDOR EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Empreendedorismo. Competências do Empreendedor. Narrativa Audiovisual. Ferramenta Educacional. Cinema.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração de Recursos Humanos

O ensino do empreendedorismo é uma crescente em todo país, tendo em vista pesquisas Globais, como o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e Nacionais, como o SEBRAE. Antes e, principalmente, durante a pandemia da COVID-19, ocorreu uma aceleração na procura dos alunos de nível superior por essa disciplina, levando em conta o ensino transversal que agrega o seu uso a outras áreas de ensino. Buscando maneiras práticas de trabalhar os temas em ambientes educacionais, seja EAD, seja em sala de aula presencial, o presente estudo optou por explorar e analisar duas vertentes: o uso de narrativas audiovisuais como ferramenta pedagógica e a escolha pelas Competências Empreendedoras como objeto de estudo. Com isso, a pesquisa tem o objetivo de compreender como associações entre narrativas audiovisuais e as competências do Empreendedor podem contribuir para o ensino e aprendizagem de uma disciplina de Empreendedorismo. Com base numa seleção intencional e intuitiva, foram selecionados cinco produtos audiovisuais com gêneros variados e que possuem o empreendedorismo de maneira objetiva e/ou subjetiva. As análises foram feitas utilizando-se de recursos como analogias, metáforas e alusões, para que criar associações entre a narrativa audiovisual de cada produto e as Competências Empreendedoras estudadas. Fundamentada por critérios tanto para aplicação quanto para o desenvolvimento dessas análises, cada uma das narrativas foi detalhada, inclusive com sugestão de utilização em ambientes educacionais. Foi elaborado um plano de ensino para sugestão de uso de um desses produtos nesses ambientes. Conclui-se que a utilização da ferramenta cinema, embasada no modelo aplicado neste estudo e com a criatividade dos professores para a busca de novas narrativas, pode contribuir para uma solução diferenciada de ensino, diminuindo as resistências em relação à ferramenta, tanto por por parte dos professores quanto dos alunos e prezando pela visão de futuro, pelas dificuldades impostas pelas duas últimas gerações, Z e Alfa, que hoje formam o alicerce não só da educação, mas dos rumos da sociedade. Diante desta realidade, acredita-se que é necessário lançar um novo olhar para a educação/ensino/aprendizagem, por meio de revisões metodológicas que possam cooptar os alunos, captando sua atenção, induzindo suas reflexões e, principalmente, contribuindo para uma aprendizagem experiencial favorável ao seu desenvolvimento mental, social e profissional.

Presidente - 2026687 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO
Interno - 1791750 - FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS