A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN BATISTA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN BATISTA SANTOS
DATA: 19/06/2019
HORA: 14:30
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: DA INTERAÇÃO VIRTUAL À INFLUÊNCIA SOCIAL: COMO AS INFLUENCIADORAS DIGITAIS DE MODA E BELEZA INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DOS SEUS SEGUIDORES NO INSTAGRAM
PALAVRAS-CHAVES: Influenciadores digitais. Influência social. Instagram. Netnografia. Consumo.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:

Os influenciadores digitais são indivíduos que possuem a capacidade de influenciar decisões de consumo e estilo de vida dos que fazem parte da sua rede social. Buscando investigar como acontece essa influência no ambiente online das mídias sociais, esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de influência social no comportamento de consumo, a partir da interação social virtual entre influenciadoras digitais de moda e beleza e seus seguidores, na mídia social Instagram. Para tanto, optou-se por adotar, neste estudo, teorias difundidas no campo da sociologia e psicologia social, como o interacionismo simbólico, grupos sociais e influência social, como suporte teórico para realizar a análise de um comportamento psicossocial, utilizando uma abordagem interpretativista. A partir da observação exploratória realizada em perfis de influenciadores digitais, foi possível unir a teoria à prática, criando um framework teórico, que será utilizado para analisar a influência social no Instagram. Deste modo, será realizada uma netnografia no perfil de uma influenciadora digital de moda e beleza no Instagram, a partir de observação participante. Os dados também serão coletados através de entrevistas em profundidade com seguidores selecionados da influenciadora. Além disso, também serão analisados documentos, como posts em blog e vídeos. Como recursos de coleta, foram elaborados roteiros de observação e de entrevista semiestruturada. A análise dos dados será feita por meio da técnica de análise do discurso. Espera-se, com esta pesquisa, identificar evidências empíricas dos pressupostos teóricos propostos pelo framework: (1) a constante interação social virtual entre o influenciador digital e os seguidores tem como consequência a formação de um laço social, causando no seguidor uma sensação de intimidade; (2) a sensação de intimidade do seguidor permite que ele se identifique com o influenciador digital, que acaba se tornando uma referência para os seguidores, facilitando assim que a influência social ocorra; (3) ao influenciar os seguidores, estes imitarão comportamento ou reproduzirão o discurso do influenciador digital, e ao comportarem-se de maneira semelhante ao influenciador digital experimentam o sentimento de pertencimento a um grupo, o que influencia também na reconstrução do seu self.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1791750 - FLORENCE CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Interno - 1544923 - MARLEY ROSANA MELO DE ARAUJO
Externo à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU

Notícia cadastrada em: 09/06/2019 03:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf