Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA SAMARA CRUZ SANTOS
DATA: 25/02/2019
HORA: 16:00
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: COLABORAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: PROPOSTA DE UM FRAMEWORK PARA IMPLANTAÇÃO DO SOCIAL BPM
PALAVRAS-CHAVES: Colaboração; Software Social; Social BPM, BPM.
PÁGINAS: 166
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO:
As organizações, constituídas de processos de negócios, cada vez mais estão reconhecendo a colaboração como um importante meio para alcançar benefícios como produtividade, qualidade, inovação, desempenho financeiro, e atendimento às necessidades do cliente, e estão investindo em medidas que propiciem ambientes colaborativos. O crescente interesse acerca da colaboração se traduz com a evolução das ferramentas tecnológicas que apoiam práticas colaborativas, a exemplo do softwaresocial. Tal contexto fez emergir uma nova abordagem conhecida como Social Business Process Management(Social BPM) que insere os preceitos de colaboração e softwaresocial à Gestão de Processos de Negócios ou Business Process Management (BPM). Por se tratar de um tema recente, ainda com poucos relatos sobre seu uso na prática, brota a importância da realização de mais estudos sobre a abordagem. Como forma de buscar a melhoria de processos por uma abordagem centrada na colaboração, a presentedissertaçãose propôs a desenvolverum frameworkpara implantação do Social BPM que possa contribuir para a melhoria das atividades desenvolvidas nas organizações. A pesquisa apoia-se em uma perspectiva interpretativista, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva. A estratégia utilizada foi a pesquisa-ação. Com esse método, o frameworkde Social BPM proposto foi aplicado na práticana Divisão de Controle e Registro Acadêmico da Pós-Graduação (DCRA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que se configura como um setor que busca a melhoria dos seus processos internos.Os dados foram coletados a partir de fontes documentais e bibliográficas, observação participante e entrevistas semiestruturadas e, na sequência, foram analisados por meio de análise de conteúdo qualitativa e temática. Dentre as principais conclusões decorrentes da pesquisa, pôde-se perceber que o Social BPM trouxe, com a aplicação das fases e etapas propostas no framework, a inserção da colaboração no ambiente de trabalho durante o ciclo de vida da gestão de processos. A colaboração pôde auxiliar, por meio de diferentes percepções, na otimização de um processo de negócio, tendo como fatores determinantes o relacionamento interpessoal e o envolvimento das pessoas, evidenciando-se a importância da sensibilização e da capacitação para o sucesso na implantação do Social BPM.