Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSANE AMÁLIA DE JESUS GUIMARÃES
DATA: 18/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Rede mundial de computadores
TÍTULO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DAS ESTUDANTES NEGRAS COTISTAS DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)
PALAVRAS-CHAVES: Educação; assistência estudantil; racismo; mulher
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:
Esta pesquisa pretende conhecer quais são os desafios e estratégias de permanência das estudantes negras cotistas após adentrarem na Universidade Federal de Sergipe (UFS) tendo em vista os já 10 anos de instituição da Lei de Cotas e levando-se em consideração a Política de Assistência Estudantil desta mesma Universidade. Para isso, a população alvo da pesquisa foi composta por estudantes negras cotistas do Curso de Serviço Social da UFS com matrícula ativa dentre os anos de 2012 a 2022. Destas, a amostra foi constituída por aquelas que são assistidas por algum Auxílio e/ ou Bolsa financiado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Também foi utilizada tanto a pesquisa bibliográfica e documental. Entendemos que a Política de Permanência é tão importante quanto a de Ações Afirmativas/ Cotas, pois os aspectos de desigualdades não só econômicos, mas, sobretudo, histórico-sociais que ensejaram o acesso dos estudantes negros cotistas à Universidade permanecem os mesmos após sua entrada. Buscamos assim entender os desafios que afetam a permanência desses estudantes negros cotistas (mais especificamente as do sexo feminino que acabam sendo muito mais fragilizadas e atingidas) e quais as estratégias por elas utilizadas se manter na Universidade.