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Banca de DEFESA: SUSANA ALMEIDA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANA ALMEIDA RODRIGUES
DATA: 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet (videoconferência)
TÍTULO: O SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE DISSERTAÇÕES E TESES (1990-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Tecnologia. Exercício Profissional. Formação. Industria 4.0.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

O trabalho tem por objeto de pesquisa a produção do conhecimento, através de dissertações e teses, da pós-graduação em Serviço Social acerca das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação e no exercício profissional do/a assistente social. Parte da hipótese de que o desenvolvimento das tecnologias digitais da informação e comunicação, no atual estágio do capitalismo, e na forma como é apropriada, acentua o abismo da desigualdade social, o que leva à “novas” expressões da questão social e impõe desafios à formação e ao exercício profissional do assistente social. As experiências vivenciadas na graduação contribuíram para o despertar de indagações a respeito de como está sendo feita a discussão acerca das tecnologias digitais pela categoria. A pesquisa é de natureza exploratória, bibliográfica/documental e tem como objetivo geral: analisar a produção do conhecimento da pós-graduação em Serviço Social, através de dissertações e teses, acerca da presença da tecnologia da informação e da comunicação na formação e no exercício profissional do Serviço Social, entre os anos de 1990 e 2021. E como específicos: Compreender o desenvolvimento tecnológico, articulando-o às relações sociais de produção com ênfase no modo de produção capitalista; apreender as concepções de tecnologia presentes nos trabalhos selecionados para análise; caracterizar as tecnologias digitais da informação e da comunicação no contexto do capitalismo contemporâneo; identificar o debate das tecnologias digitais da informação e comunicação na formação e no exercício profissional do/a assistente social através das dissertações e teses selecionadas. Recorreu-se à coleta de material no banco de dissertações e teses da CAPES, por meio das palavras-chave Serviço Social e Tecnologia encontrando, de início, 4.991 resultados. Após critérios de exclusão e sucessivas aproximações, foram selecionados 5 trabalhos para compor a amostra, com ênfase na formação e/ou exercício profissional. O uso do método de Análise de Conteúdo (AC) por meio das categorias: Concepção de tecnologia; Questão Social; Relação Serviço Social e tecnologia, possibilitou abarcar o debate, o desenvolvimento e operacionalização dessas demandas durante a formação e exercício profissional. Como principais resultados, o estudo ressaltou que os trabalhos na área de Serviço Social colocam a tecnologia em uma perspectiva histórica e que essa apresenta potencialidades e limites dentro da sociedade capitalista. No que diz respeito a formação, com o avanço das TDICs nota-se um aumento nos cursos EAD, que se acentuou com a pandemia da covid-19, um crescimento acelerado da modalidade em virtude da lógica mercantil que se atrela a educação, principalmente a partir dos anos 1990, com a ofensiva neoliberal. Além disso, há lacunas que precisam ser preenchidas, principalmente na graduação, pois os receios de cair no pragmatismo ao tratar da temática, pode por a profissão justamente nessa posição. Ressalta-se, portanto, a unidade da relação teoria-prática, que precisam acompanhar a dinâmica social. Em relação ao exercício profissional, constatou-se que as inovações tecnológicas alteram significativamente o processo e a organização do trabalho. Por um lado, possibilitam o maior controle do ritmo do trabalho, do tempo do trabalhador e uma vigilância constante, por outro, guardam potencialidades para organização social, aprimoramento da comunicação entre os pares e usuários, aproximações da realidade com base na maior capacidade de armazenamento, sistematização, troca e articulação de dados. Assim, conclui-se que as TDICs, por si só, são instrumentos, que ganham direcionamento a partir da materialização da intencionalidade de cada profissional, o que reforça a importância dessa discussão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 051.569.985-34 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Externo ao Programa - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA
Interno - 3307484 - NELMIRES FERREIRA DA SILVA
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS

Notícia cadastrada em: 15/02/2022 17:13
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