Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANA ALMEIDA RODRIGUES
DATA: 06/12/2021
HORA: 18:30
LOCAL: via remota
TÍTULO: O Serviço Social Frente a Tecnologia da Era Digital: Uma Análise a Partir da Produção de Conhecimento (1990-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Tecnologia. Quarta Revolução. Industria 4.0.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:
O trabalho parte da hipótese de que o Serviço Social frente à tecnologia se defronta com desafios em sua formação e exercício profissional, pois o abismo da desigualdade social reflete a desigualdade na apropriação das tecnologias e, consequentemente, acentua as expressões da questão social e exige do profissional novas competências. Tem por objeto de pesquisa a produção do conhecimento da pós-graduação em Serviço Social acerca da tecnologia na formação e no exercício profissional do assistente social. A experiência com o trabalho de conclusão de curso, assim como a vivência no estágio curricular contribuíram para o despertar de indagações a respeito de como está sendo feita a discussão acerca da tecnologia na área. Assim, é desenvolvido no primeiro capítulo uma breve história da tecnologia com enfoque no surgimento da internet, e as decorrências nas expressões da questão social no mundo digital. No segundo capítulo há uma centralidade da discussão especificamente na profissão, buscando abordar a questão da instrumentalidade, das expressões da questão social e das políticas sociais em torno do universo da tecnologia. A pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica/documental, visa analisar a produção do conhecimento da pós-graduação em serviço social acerca da relação do serviço social com a tecnologia entre os anos de 1990 e 2021. Recorre-se à coleta de material no banco de dissertações e teses da CAPES, por meio das palavras-chave serviço social e tecnologia. Tem por objetivos específicos compreender a tecnologia dentro do capitalismo e identificar as mudanças ocorridas dentro do período destacado; apreender a(s) concepção(s) de tecnologia na produção acadêmica do serviço social e; categorizar e analisar a produção do conhecimento encontrada acerca do tema.