A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSANA ALMEIDA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUSANA ALMEIDA RODRIGUES
DATA: 06/12/2021
HORA: 18:30
LOCAL: via remota
TÍTULO: O Serviço Social Frente a Tecnologia da Era Digital: Uma Análise a Partir da Produção de Conhecimento (1990-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Tecnologia. Quarta Revolução. Industria 4.0.
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:

O trabalho parte da hipótese de que o Serviço Social frente à tecnologia se defronta com desafios em sua formação e exercício profissional, pois o abismo da desigualdade social reflete a desigualdade na apropriação das tecnologias e, consequentemente, acentua as expressões da questão social e exige do profissional novas competências. Tem por objeto de pesquisa a produção do conhecimento da pós-graduação em Serviço Social acerca da tecnologia na formação e no exercício profissional do assistente social. A experiência com o trabalho de conclusão de curso, assim como a vivência no estágio curricular contribuíram para o despertar de indagações a respeito de como está sendo feita a discussão acerca da tecnologia na área. Assim, é desenvolvido no primeiro capítulo uma breve história da tecnologia com enfoque no surgimento da internet, e as decorrências nas expressões da questão social no mundo digital. No segundo capítulo há uma centralidade da discussão especificamente na profissão, buscando abordar a questão da instrumentalidade, das expressões da questão social e das políticas sociais em torno do universo da tecnologia. A pesquisa de natureza exploratória, bibliográfica/documental, visa analisar a produção do conhecimento da pós-graduação em serviço social acerca da relação do serviço social com a tecnologia entre os anos de 1990 e 2021. Recorre-se à coleta de material no banco de dissertações e teses da CAPES, por meio das palavras-chave serviço social e tecnologia. Tem por objetivos específicos compreender a tecnologia dentro do capitalismo e identificar as mudanças ocorridas dentro do período destacado; apreender a(s) concepção(s) de tecnologia na produção acadêmica do serviço social e; categorizar e analisar a produção do conhecimento encontrada acerca do tema.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 051.569.985-34 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Interno - 3210014 - JOSIANE SOARES SANTOS
Externo ao Programa - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA

Notícia cadastrada em: 24/11/2021 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e