Banca de DEFESA: SANDRA GOMES DA SILVA GARCIA

DISCENTE: SANDRA GOMES DA SILVA GARCIA
DATA: 27/11/2020
LOCAL: Google meet
TÍTULO: RAIZ COMUM DE EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” PRESENTES EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Capitalismo; Educação Escolar; Educação Pública Brasileira; Expressões da “Questão Social”; Racismo
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

A exploração do trabalho é a base fundamental sobre a qual se estrutura todo o desenvolvimento da riqueza na sociedade capitalista. "Produzir mais valia é a lei absoluta desse modo de produção" (MARX, 1994, p. 719). A composição do capital e as transformações operadas no processo de acumulação são os fundamentos para a compreensão das condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora. No estudo da Lei Geral da Acumulação Capitalista, as alterações na composição orgânica do capital, com o aumento do capital constante em detrimento do capital variável (força de trabalho), mostram-se como fatores decisivos no processo de acumulação. Essas alterações são operadas no processo em que parte da riqueza produzida pelo trabalho não pago é reinvestida em tecnologia, com o objetivo de aprimoramento das forças produtivas, buscando um volume maior de mercadorias produzidas em um menor tempo de trabalho necessário. As resultantes dessa lógica perseguida pela "Lei Geral" podem ser notadas na formação de uma Superpopulação Relativa, na qual se encontram trabalhadores/as desempregados/as e imersos/as no pauperismo. No Brasil, dada às particularidades da formação social brasileira, essa "Lei" opera entrelaçada às determinações do racismo estrutural disseminado nas relações sociais. Por essa razão, a Superpopulação Relativa brasileira é composta, fundamentalmente, por trabalhadores/as negros/as, e também são estes os mais afetados/as pela pobreza absoluta, com implicações profundas nas condições de moradia e na capacidade de consumo alimentar. Diante dessas determinações, o presente estudo, do tipo bibliográfico, de natureza qualitativa, realizado a partir de dados secundários, teve como objetivo discutir a raiz comum de expressões da “questão social” presentes em escolas públicas brasileiras. Os resultados da pesquisa revelaram que crianças e adolescentes, fundamentalmente negros/as e moradores/as das periferias, diante das condições materiais a que se encontram subjugados, são quantitativamente os mais afetados em relação ao baixo rendimento escolar, reprovação, abandono, evasão e violência. A pesquisa revela também que, no âmbito de sistema de causalidades, as determinações dessas expressões da “questão social” presentes em escolas públicas brasileiras estão diretamente relacionadas à pobreza - mediação fundamental para compreender o porquê de boa parte de crianças e adolescentes serem direcionados ao trabalho infantil. A necessidade de trabalhar para contribuir para o sustento da família faz crianças e adolescentes se tornarem alvos fáceis a serem capturados pelo "trabalho" no tráfico de drogas. Pelas vantagens financeiras que esse tipo de "trabalho" apresenta, face à realidade de pobreza, boa parte destes dificilmente hesita em se engajar. Essas determinações, mediadas pela pobreza, os levam a representarem, em maior número, as estatísticas de autoria de atos infracionais, às vítimas de homicídios e à população prisional brasileira. Portanto, as expressões da “questão social” presentes em escolas públicas mantêm uma relação indissociável das relações de exploração do trabalho estruturada, no Brasil, pelo racismo.

Presidente - 3238288 - TEREZA CRISTINA SANTOS MARTINS
Interno - 3307484 - NELMIRES FERREIRA DA SILVA
Interno - 426655 - ROSANGELA MARQUES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRÍZ