Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA SAMPAIO DE SA OLIVEIRA

DISCENTE: CAROLINA SAMPAIO DE SA OLIVEIRA
DATA: 09/12/2020
LOCAL: VIA REMOTA (VÍDEO CONFERÊNCIA)
TÍTULO: A Inserção do Assistente Social, Técnico Administrativo, nas Instituições de Ensino Superior em Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Educação. Instituições Federais em Ensino Superior. Espaços Sócio-Ocupacionais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O processo de expansão provocado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), assim como a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET’s) contribuíram para a expansão do Ensino Superior assim como para a inserção do assistente social no âmbito da educação objetivando o exercício profissional de outras competências e atribuições, distintas do magistério. Aliado a essas determinações, a partir do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, que estabeleceu o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) a assistência estudantil foi se delineando de outro modo, como também ampliou o número de profissionais vinculadas a ele. Nesse cenário, o objeto desse estudo é apreender as possibilidades de inserção dos assistentes sociais, técnico-administrativos, em outros espaços sócio-ocupacionais, além da assistência estudantil e magistério, nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Sergipe, ou seja, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e no Instituto Federal de Sergipe (IFS). Ressalta-se a relevância de existir nas IFES a articulação do ensino, da pesquisa e da extensão para o cumprimento da função social das mesmas. O objetivo geral é analisar as alternativas para a inserção dos assistentes sociais, técnico-administrativo, nas Instituições Federais de Ensino Superior, em Sergipe, no período de 2008 a 2019. Os objetivos específicos são: resgatar a trajetória histórica do exercício profissional do assistente social, técnico-administrativo, das Instituições Federais de Ensino Superior, em Sergipe; identificar as demandas institucionais que requer um profissional de Serviço Social nessas Instituições; verificar os diferentes vínculos de contratação de assistentes sociais nas Instituições Federais de Ensino Superior; analisar os rebatimentos de alterações na política educacional, em especial a direcionada para o ensino superior, nas condições de trabalho do assistente social nos espaços sócio-ocupacionais nas Instituições Federais de Ensino Superior em Sergipe. A concepção metodológica escolhida para fundamentar a pesquisa foi o materialismo histórico dialético, por entender que a partir dela é possível analisar as dinâmicas sociais enquanto totalidade, sendo possível identificar os elementos que repercutem na Educação Superior. A pesquisa é documental, mas de natureza qualitativa, as fontes empíricas vão ser constituídas de documentos institucionais a exemplo de relatórios de gestão, relatórios das equipes de Serviço Social, assim como documentos produzidos pelo Conselho Federal de Serviço Social.

Presidente - 051.569.985-34 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Interno - 3307484 - NELMIRES FERREIRA DA SILVA
Interno - 1702454 - VERA NUBIA SANTOS
Externo ao Programa - 3645147 - FLAVIA AUGUSTA SANTOS DE MELO LOPES