Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENILDES SANTOS MACIEL
DATA: 07/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aulas do PROSS
TÍTULO: MODALIDADE EAD EM SERGIPE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SERVIÇO SOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior; Serviço Social; Modalidade EaD em Sergipe.
PÁGINAS: 185
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
RESUMO:
Esta dissertação teve por objeto de pesquisa a análise da modalidade EaD em Sergipe na área de Serviço Social. Com isto, pretendeu-se compreender o processo de consolidação da graduação na área, tendo por foco de análise o projeto pedagógico e o corpo docente das Instituições de Ensino Superior no estado. A pesquisa objetivou identificar os desafios e as perspectivas que a modalidade EaD apresenta para a formação em Serviço Social em Sergipe. O percurso metodológico compreendeu a pesquisa de caráter exploratório e descritivo com a finalidade de proporcionar uma aproximação com o tema e como procedimento utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica pautou-se na análise da contrarreforma do Estado brasileiro e seus impactos na expansão e mercantilização da Educação Superior, e sobre a graduação na modalidade EaD nos cursos de Serviço Social e sua expansão em Sergipe; a pesquisa documental teve por fontes os dados e documentos disponíveis nos sites das instituições que ofertam a modalidade. Para sistematização, utilizou-se uma ficha de coleta de dados de forma a extrair as informações necessárias ao alcance do objeto. O recurso à publicação de organizações como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e Conselho Federal de Serviço Social constituiu-se um caminho para cotejar os dados obtidos. Observou-se que a modalidade EaD em Sergipe está consolidada, com uma ampla oferta para a área de Serviço Social, ao mesmo tempo em que há uma acentuada redução na oferta da modalidade presencial. Ressalta-se que, por se configurar um espaço de enfrentamento pelas entidades da categoria, há uma dificuldade de acesso a informações sobre o curso. Das 13 instituições que ofertam a modalidade EaD, quatro disponiblizam os documentos necessários para o a análise do objeto de pesquisa. Conclui-se que um dos desafios postos é a apropriação da proposta pedagógica e sua relação com as diretrizes curriculares da área. No tocante às perspectivas, considera-se a modalidade EaD uma realidade, o que vai exigir das entidades da área de Serviço Social no Brasil rever estratégias para seu enfrentamento.