Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA MOREIRA

DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA MOREIRA
DATA: 25/09/2015
LOCAL: SALA DE AULA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
TÍTULO: Participação, movimentos sociais e desenvolvimento territorial no Colegiado do Alto Sertão Sergipano.
PALAVRAS-CHAVES: Participação, movimentos sociais, desenvolvimento territorial
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

Este estudo tem como objetivo analisar a participação dos movimentos sociais no Colegiado do Alto Sertão Sergipano, que compreende um espaço de discussão e planejamento das políticas de desenvolvimento territorial. Para tanto, far-se-á necessário: identificar as formas e instâncias de participação dos movimentos sociais no Colegiado; avaliar as estratégias de elaboração e operacionalização dos Planos de Desenvolvimento Territorial; e identificar as principais demandas apresentadas pelos movimentos sociais e suas formas de atendimento. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e que tem como base o método histórico dialético. Para a coleta dos dados, serão realizadas as pesquisas documental, bibliográfica e de campo. A pesquisa documental se efetivará mediante análise dos Planos e Projetos Territoriais, Atas e Relatórios aprovados no Colegiado do Alto Sertão. A bibliográfica será feita por meio de livros, artigos, teses e dissertações de mestrados e doutorados, além de cartilhas e outras publicações do MDA/SDT sobre a Política de Desenvolvimento Territorial (abordagem, estratégia e instrumentos). Já a pesquisa de campo se realizará através da observação participante e da entrevista semiestruturada. Na composição atual das entidades que participam do Colegiado do Alto Sertão sergipano estão presentes Instituições Públicas, Organizações Não-Governamentais, Federações, Associações e Movimentos Sociais. Este estudo terá como foco, como já referido anteriormente, a participação dos movimentos sociais neste Colegiado. Dessa forma, serão entrevistados dois representantes dos seis movimentos sociais participantes, totalizando 12 entrevistados.

Presidente - 1086453 - MARIA DA CONCEICAO ALMEIDA VASCONCELOS
Interno - 8405036 - MARIA DA CONCEICAO VASCONCELOS GONCALVES
Externo à Instituição - OLIVIO ALBERTO TEIXEIRA

Notícia cadastrada em: 11/09/2015 09:47