Banca de DEFESA: MARIA AUXILIADORA SILVA MOREIRA OLIVEIRA

DISCENTE: MARIA AUXILIADORA SILVA MOREIRA OLIVEIRA
DATA: 11/10/2013
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
TÍTULO: PROGRAMA MULHERES MIL NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE: INTERFACES COM A EDUCAÇÃO E O TRABALHO
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho, Educação, Programa Mulheres Mil
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Fundamentos do Serviço Social

RESUMO

O estudo tem como objetivo analisar o Programa Mulheres Mil (PROMIL), desenvolvido no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, e suas interfaces com as políticas de educação e trabalho, observando se os objetivos propostos pelo referido Programa, na esfera nacional, estão sendo alcançados em Sergipe. Para tanto, fez-se necessário analisar como ocorreu o processo de operacionalização do Programa no contexto do IFS; Identificar a(s) proposta(s) de coordenação e gerenciamento do PROMIL no IFS; compreender o processo de inserção do público assistido pelo Programa no universo da política da educação e da inserção no mundo do trabalho. Respaldou-se na análise das categorias trabalho e educação no contexto do capitalismo, partindo do princípio de que o trabalho é elemento fundante da sociabilidade humana e procurou compreender a forma como outros complexos sociais específicos - a exemplo da educação -, contribuem, para a reprodução do modo de produção capitalista, com foco na educação profissional. É um estudo de caráter qualitativo que se referenciou no método materialista-histórico-dialético e nas pesquisas bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram aplicados formulário, com perguntas abertas e fechadas, a gestores e estudantes egressas do referido Programa. Os resultados obtidos na pesquisa indicam que apesar de não haver maiores dificuldades na operacionalização do Programa, no contexto do IFS/Aracaju, há um distanciamento entre os objetivos propostos pelo PROMIL em âmbito nacional e os resultados alcançados em Sergipe, principalmente no que diz respeito à inserção e/ou retorno das mulheres ao mercado de trabalho e à elevação da escolaridade destas. Há uma predominância no alcance dos objetivos que têm como propósito melhorar a autoestima das mulheres participantes do Programa.

Presidente - 1086453 - MARIA DA CONCEICAO ALMEIDA VASCONCELOS
Interno - 1101080 - MARIA LUCIA MACHADO ARANHA
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS

Notícia cadastrada em: 19/09/2013 08:45