Banca de DEFESA: MAURICIO JOSE DOS SANTOS BEZERRA

DISCENTE: MAURICIO JOSE DOS SANTOS BEZERRA
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Sala de aula 22
TÍTULO: Marcas sonoras, voz, a lei da EIRELI e interpretação jurídica.
PALAVRAS-CHAVES: Marcas sonoras. Voz. Hermenêutica. Interpretação jurídica. Direito Comparado.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito

A registrabilidade das marcas sonoras e por consequência o da voz, instituto bastante polêmico no Direito Marcário brasileiro, posto que encontre resistência de registro pelo órgão regulador, a autarquia federal INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – a regrar o direito de registro de marcas sonoras a partir da utilização da interpretação literal do disposto no artigo 122 da lei 12.979/96, que, em sua parte final, dispõe que “os sinais distintivos visualmente perceptíveis”. Contudo, tal instituto tem algumas inserções no Direito brasileiro, a se falar do Código Civil e da Constituição Federal, ainda que tais disposições não tenham aplicação direta, ao menos até a edição da lei das EIRELI (Lei nº 12.441/2011). Nesse diapasão, a doutrina e a jurisprudência têm se valido da hermenêutica e dos processos interpretativos para evoluir o pensamento jurídico quanto ao direito das marcas sonoras e da voz, já que a legislação marcária estrangeira, seja a europeia, a americana e até mesmo de países da América Latina, já dispuseram a regular a matéria. Assim, o presente trabalho abordará conteúdos sobre registrabilidade de marcas sonoras e do direito de voz no Direito Brasileiro, levando-se em conta as regras de hermenêutica e o direito comparado.

Presidente - 426464 - CARLA EUGENIA CALDAS BARROS
Interno - 1690511 - LUCIANA ABOIM MACHADO GONCALVES DA SILVA
Externo à Instituição - QUERINO MALMANN

Notícia cadastrada em: 31/08/2015 17:10