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Banca de DEFESA: JESSICA HORTA MENEZES BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA HORTA MENEZES BARROS
DATA: 30/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: On-line (Forma remota)
TÍTULO: ANÁLISE DE PROPRIEDADE MECÂNICA DE CONCRETO ASFÁLTICO DE LIGANTE MODIFICADO POR VIA SECA COM RESÍDUO INDUSTRIAL CONTENDO ESCÓRIA DE COBRE PÓS-JATEADA COMO AGREGADO MIÚDO
PALAVRAS-CHAVES: resíduos industriais, ligante modificado, escória de cobre pós-jateada, borracha de pneu, borra oleosa de petróleo.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Infra-Estrutura de Transportes
ESPECIALIDADE: Rodovias; Projeto e Construção
RESUMO:

Os inúmeros processos industriais atualmente geram diferentes resíduos e o acúmulo destes motiva pesquisadores a estudar o seu uso no desenvolvimento de novas tecnologias e na minimização de impacto ao meio ambiente. Dessa forma, pesquisadores têm realizado estudos com o uso de resíduos no desenvolvimento de novos materiais e consequentemente tem alcançado resultados satisfatórios. No tocante à engenharia de pavimento rodoviário, o aumento da densidade de tráfego e a adversidade climática têm levado o desenvolvimento de novas tecnologias de construção e o uso de novos materiais. Esses estão presentes nas camadas constituintes do pavimento, na modificação de ligante asfáltico e na composição dos agregados pétreos de concreto asfáltico de revestimento do pavimento flexível. O uso de resíduos sólidos vem sendo estudado como modificadores de ligante e como agregado miúdo em concreto asfáltico com o objetivo de aumentar o seu desempenho quanto à resiliência, a resistência à deformação permanente e ao envelhecimento precoce, contribuindo para maior vida útil do pavimento. Este estudo teve por objetivo avaliar o comportamento mecânico do concreto asfáltico com ligante CAP 50/70 modificado, por via seca, com 10% m/m de masterbatch de borra oleosa e borracha de pneu, na proporção 15/85% m/m, tendo como agregado miúdo a escória de cobre pós-jateada. Para tal, a análise de estabilidade Marshall, resistência à tração por compressão diametral, módulo de resiliência e resistência à abrasão Cântabro foram realizadas. Os resultados das análises de estabilidade Marshall e resistência à tração por compressão diametral do concreto asfáltico com ligante modificado com resíduo industrial, contendo escória de cobre como agregado pétreo miúdo, foram superiores ao limite mínimo recomendado por norma. Contudo, o módulo de resiliência foi 23,73% inferior ao do concreto asfáltico CAP 50/70, o que pode ser melhorado com o aumento da concentração da borracha de pneus no masterbatch. Apesar disso, os resultados das propriedades mecânicas analisadas indicam a viabilidade do uso dos resíduos industriais, em estudo, na composição de concreto asfáltico, para revestimento de pavimento rodoviário, com a vantagem do processo de modificação do ligante asfáltico por via seca. Ao comparar esse processo ao da modificação do ligante por via úmida, percebe-se que o mesmo evita o envelhecimento precoce do ligante asfáltico, decorrente da longa exposição ao calor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426443 - GISELIA CARDOSO
Interno - 2374531 - ERINALDO HILARIO CAVALCANTE
Externo à Instituição - CONSUELO ALVES DA FROTA

Notícia cadastrada em: 16/08/2022 11:15
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