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Banca de DEFESA: JAMES MONTEIRO DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES MONTEIRO DIAS
DATA: 26/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: On-line (Forma remota)
TÍTULO: AVALIAÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO COM LIGANTE MODIFICADO POR RESÍDUO INUSTRIAL CONTENDO ESCÓRIA DE COBRE PÓS-JATEADA COMO AGREGADO PÉTREO MIÚDO
PALAVRAS-CHAVES: concreto asfáltico, ligante modificado; CAP 50/70; borracha de pneu; escória de cobre; borra oleosa de petróleo
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:

A modificação de ligantes tem o intuito de proporcionar revestimentos asfálticos com maior vida útil a partir da utilização de materiais inicialmente estranhos a composição convencional do ligante. Nesse contexto, o presente trabalho trata-se de um estudo experimental realizado em bancada de laboratório, com a finalidade de avaliar as contribuições, do ponto de vista do comportamento mecânico, que a modificação do ligante CAP 50/70 – por via úmida, com borra oleosa de petróleo e borracha de pneu, na proporção de 15/85% (massa/massa), respectivamente – e a substituição parcial do agregado pétreo miúdo por resíduos de escória de cobre pós-jateada, podem proporcionar ao concreto asfáltico. Para tal, foram processados corpos de prova (CPs), realizados ensaios mecânicos e comparados os resultados publicados em literatura pertinente e com os limites estabelecidos em normas técnicas vigentes. Os ligantes modificados e não modificados foram dosados pelo método Marshall, sendo obtido o teor de projeto de ligante de para o CAP 50/70 modificado e para o CAP 50/70 não modificado. Os resultados dos ensaios mecânicos mostram que o CAP 50/70 modificado apresentou desempenho superior ao do CAP 50/70 não modificado quanto à resistência a tração por compressão diametral, módulo de resiliência e estabilidade Marshall. Entretanto, o CAP 50/70 não modificado apresentou desempenho superior com relação ao ensaio Cântabro, com menor perda de massa por abrasão, refletindo maior adesão do ligante aos agregados pétreos no concreto asfáltico. Contudo, os resultados dos ensaios mecânicos, em geral, mostraram que as modificações propostas atendem aos requisitos definidos pelas normas técnicas da ABNT e do DNIT e indicam que os resíduos industriais, em estudo, podem ser utilizados na pavimentação asfáltica, oferecendo boa solução para mitigação de impactos ambientais, diminuição da demanda por aterros sanitários e proporcionando redução na utilização de matérias-primas de recursos esgotáveis, como ligantes asfálticos, britas e areias; aliando-se ao desenvolvimento de novas tecnologias para a engenharia de pavimentação rodoviária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426443 - GISELIA CARDOSO
Interno - 1060725 - GUILHERME BRAVO DE OLIVEIRA ALMEIDA
Externo à Instituição - LEDA CHRISTIANE DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA

Notícia cadastrada em: 09/08/2022 16:19
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