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Banca de DEFESA: RAFAEL NUNES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL NUNES DA CUNHA
DATA: 03/03/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual via plataforma Google Meet
TÍTULO: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE MODELOS DINÂMICOS DE CAMINHAR HUMANO NA RESPOSTA DE ACELERAÇÃO EM PISOS MISTOS DE AÇO E CONCRETO
PALAVRAS-CHAVES: Estruturas mistas de aço e concreto; Caminhar humano; Vibrações excessivas; Modelos matemáticos; Método dos elementos finitos.
PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Estruturas
ESPECIALIDADE: Estruturas Metálicas
RESUMO:

A arquitetura moderna tem requisitado o uso de estruturas sem partições verticais, com a possibilidade do uso de elementos de vedação mais leves e de fácil adaptação a novos layouts. Além disso, a velocidade de construção é um fator importante na escolha da solução estrutural adotada, principalmente para ambientes com finalidade comercial. Neste cenário destacam-se as estruturas mistas de aço e concreto, que unem as propriedades destes materiais. No entanto, estes novos aspectos reduzem a rigidez global da estrutura, levando a um decréscimo da sua frequência fundamental, que pode se aproximar das frequências mais comuns das atividades de caminhar, acarretando em problemas relacionados a vibração excessiva. A verificação quanto a este critério é imprescindível para o adequado uso do ambiente, com o intuito de evitar incômodos aos ocupantes ou possíveis falhas estruturais. Caso problemas desta natureza ocorram, a execução de medidas remediadoras após a conclusão da obra pode gerar transtornos e custos extras. Portanto, a fim de evitar estes tipos de problemas é imprescindível o dimensionamento da estrutura considerando estas situações, seja através de métodos simplificados, seja através de métodos numéricos refinados, como o Método dos Elementos Finitos. Em vista dos fatos mencionados, o presente trabalho objetivou analisar diferentes modelos de carregamento dinâmico que representem atividades de caminhar humano, aplicando-os em pisos mistos de aço e concreto que foram previamente ensaiados experimentalmente, obtidos na literatura técnica, os quais foram modelados numericamente no programa computacional Ansys. Para a execução do trabalho foram selecionados 10 modelos de carregamento dinâmico e 4 pisos mistos, sendo 2 classificados como de baixa frequência fundamental e 2 de alta. Ao total foram executadas 130 simulações, obtendo 220 históricos de aceleração ao longo do tempo. Com base nos históricos foi possível determinar quais modelos dinâmicos melhor representam o caminhar humano para diferentes situações. Foram avaliadas questões como posição da medição (no trajeto da caminhada ou em regiões próximas), tempo de integração nas análises transientes, pós-processamento dos resultados de aceleração, remoção de picos considerados fora de série (outliers), entre outras. Todas as comparações foram realizadas em termos de aceleração de pico e rms, onde foi verificada a qualidade de cada modelo para estes critérios. Concluiu-se que os modelos biodinâmicos apresentam melhor qualidade que os demais modelos em análises de aceleração de pico. No entanto, para análises relativas à aceleração rms, o modelo de impacto do calcanhar e o modelo de passo único destacaram-se. Além disso, foram definidos critérios para a remoção dos outliers, com base nos resultados obtidos neste trabalho. Com relação aos métodos simplificados, observou-se que o método da norma brasileira não foi preciso em muitas simulações, com melhores resultados apenas para estruturas rígidas. Quanto ao método das normas americana e europeia, estes proporcionaram melhores resultados em pisos de baixa frequência fundamental, quanto a citada frequência, porém, para análises relativas à aceleração, estes métodos simplificados levaram a valores abaixo aos de referência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2132351 - HIGOR SERGIO DANTAS DE ARGOLO
Externo ao Programa - 2870163 - EMERSON FIGUEIREDO DOS SANTOS
Externo à Instituição - WALNÓRIO GRAÇA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 02/02/2021 09:06
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