Banca de DEFESA: PRISCILA LOPES DOS SANTOS DE SENA

DISCENTE: PRISCILA LOPES DOS SANTOS DE SENA
DATA: 17/12/2019
LOCAL: PROEC
TÍTULO: ARGAMASSA COM ADIÇÃO DE RESÍDUO DE POLIURETANO: PROPRIEDADES MECÂNICAS E TÉRMICAS
PALAVRAS-CHAVES: argamassa; resíduo de poliuretano; propriedades mecânicas; propriedades térmicas
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil

O setor da Construção Civil tem grande relevância no contexto da crise ambiental e da geração de resíduos, pois, além de utilizar muita matéria-prima, também apresenta elevados índices de descartes. A incorporação de vários tipos de resíduos, principalmente nas argamassas e concretos, produtos com vasta aplicabilidade no setor, tem-se mostrado como uma solução viável para a economia de recursos naturais, bem como para a destinação correta desses resíduos. O resíduo de poliuretano, que é proveniente da fabricação de pranchas de surfe, tem potencial para aplicação na Construção Civil. Por isso, esta pesquisa teve como principal objetivo a análise da influência da adição desse resíduo nas propriedades mecânicas e térmicas de argamassas mistas (cimento, cal e areia) com diferentes teores de incorporação. As argamassas estudadas foram produzidas com incorporação de resíduo de poliuretano em substituição à areia natural, agregado que é normalmente utilizado. Foram realizados ensaios de caracterização dos materiais utilizados para a produção das argamassas, adotando-se os teores de substituição, em volume, de 50, 75 e 100% (AR50, AR75 e AR100, respectivamente) de areia por resíduo de poliuretano e uma argamassa de referência sem resíduos (AR00). As argamassas produzidas foram submetidas a ensaios visando à verificação e à análise das propriedades mecânicas e térmicas, bem como do desempenho térmico através das trocas de calor. Através dos ensaios realizados, foi possível verificar a influência do resíduo nas propriedades no estado fresco (quanto maior o teor de substituição, maior a quantidade de água necessária para a mesma consistência) e no estado endurecido (redução das resistências mecânicas e densidade de massa à medida que se aumentaram os percentuais de substituição). Foi possível verificar também a diminuição dos valores de condutividade térmica à medida que se aumentou o teor de substituição do resíduo pela areia, conferindo às argamassas estudadas um maior isolamento térmico em relação à argamassa de referência.

Presidente - 2046616 - CARLA FERNANDA BARBOSA TEIXEIRA
Interno - 426469 - ANGELA TERESA COSTA SALES
Externo à Instituição - LUCILA CHEBEL LABAKI
Externo à Instituição - GEORGE SANTOS MARINHO