Banca de DEFESA: BELANIZA GASPAR SANTOS NETA

DISCENTE: BELANIZA GASPAR SANTOS NETA
DATA: 03/11/2016
LOCAL: Laboratório de Topografia e Transportes (LTT)
TÍTULO: ESTUDO DE ÁREAS DE RISCO DE DESLIZAMENTO NO AMBIENTE URBANO DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Risco; Risco ao Escorregamento; Estabilidade de Encostas.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Mecânicas dos Solos

Um dos principais motivos da ocorrência de desastres naturais ligados ao deslizamento de encostas é a ocupação de áreas de risco, impulsionada pelo crescimento das cidades de forma indiscriminada. Por conta disso, as políticas de gestão de risco de desastres naturais recebem grande destaque, principalmente quando se trata de fenômenos relacionados a inundações e deslizamentos de encostas. Em se tratando da gestão de risco municipal, a cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, não tem figurado em destaque no que se refere à ocorrência de deslizamentos em encostas. Embora a cidade seja predominantemente plana, apresenta diversos locais de relevo acidentado que são caracterizados pela ocupação desordenada com edificações precárias, nas quais cortes, aterros, desmatamentos e a ausência de saneamento básico são alguns dos fatores que contribuem para a ocorrência de deslizamentos das vertentes presentes nessas áreas. O objetivo deste trabalho é auxiliar as entidades públicas responsáveis pela gestão de risco da cidade em identificar as áreas sujeitas a eventos envolvendo movimentos de massa através do estudo das características físicas e ambientais do município de Aracaju. Para tal, foram selecionados 16 setores de encostas, nos quais foram aplicadas duas metodologias, uma de avaliação de grau de risco, e a outra de avaliação de grau de perigo de deslizamentos. Um zoneamento simplificado de risco de escorregamento foi realizado a partir da metodologia qualitativa de Gusmão Filho et al. (1992), considerando-se a proposta de Alheiros (1998). Onde foram estabelecidas 4 faixas de grau de risco, determinadas segundo as características observadas nas áreas escolhidas. O município de Aracaju apresentou, dos setores avaliados, 6% com grau de risco baixo, 44% com grau de risco médio e 50% com risco alto e muito alto. A análise de perigo foi realizada com o auxílio da metodologia semi-quantitativa de Faria (2011) que utiliza o Processo de Análise Hierárquica (AHP). Assim como na análise de risco, foram estabelecidos 4 graus de perigo para classificar os setores de encosta analisados. Nessa análise, os setores avaliados que apresentaram grau de perigo baixo corresponderam a 37%, o grau de risco médio a 19%, o grau de perigo alto foi atribuído a aproximadamente 6% e 38% dos setores foram classificados com grau de perigo muito alto. Com base nas classificações, torna-se possível a delimitação das áreas sujeitas a deslizamentos, o que permite a hierarquização dos problemas e o suporte técnico para a relação com as comunidades afetadas. Dentre os 16 setores de encosta estudados, foram selecionadas as principais encostas dos setores 01, 03, 11 e 14 para a execução da análise de estabilidade através do software OptumG2® para a determinação do fator de segurança de taludes, onde foi selecionado o Strength Reduction Method (SRM) para a análise. Para tornar possível o estudo da estabilidade das vertentes, a caracterização geotécnica dos solos das 4 encostas foi executada com o intuito de conhecer as propriedades dos materiais e os parâmetros de resistência dos solos na condição de umidade natural e na condição inundada. Nas análises de estabilidade realizadas na condição de solo natural, apenas a encosta do setor 14 apresentou-se instável. Já na condição de solo inundado, apenas a encosta do setor 01 foi analisada como estável. Os resultados da análise de estabilidade foram coerentes com o risco atribuído aos setores.

Presidente - 047.383.774-93 - OSVALDO DE FREITAS NETO
Interno - 1654177 - FERNANDO SILVA ALBUQUERQUE
Externo � Institui��o - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JÚNIOR
Externo � Institui��o - RICARDO NASCIMENTO FLORES SEVERO