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Banca de DEFESA: ROBSON RABELO DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBSON RABELO DE SANTANA
DATA: 26/07/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminário do LTT - Galpão
TÍTULO: ESTUDO DA ESTABILIDADE DE ESTOCAGEM DO CAP 50/70 MODIFICADO COM RESÍDUO INDUSTRIAL E AVALIAÇÃO DA SUA INFLUÊNCIA EM MISTURA DO TIPO CAUQ DOSADA PELOS MÉTODOS MARSHALL E SUPERPAVE
PALAVRAS-CHAVES: ligante asfáltico modificado, borra oleosa de petróleo, borracha de pneu, estabilidade estocagem, mistura asfáltica
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Pavimentos
RESUMO:

No Brasil, revestimento de pavimento com mistura de concreto asfáltico usinado a quente (CAUQ) é o mais empregado. Dessa forma, estudos com o intuito de aumentar a sua vida útil e/ou diminuir intervenção corretiva são de interesse dos órgãos competentes. A baixa deformação permanente e a alta resistência à fadiga são comportamentos mecânicos desejados em um bom revestimento de pavimento. Ligante em excesso, em misturas asfálticas, favorece o aumento da deformação permanente, enquanto que em quantidade insuficiente reduz a resistência à fadiga, patologias que podem ser corrigidas por meio de dosagem adequada. Fatores como energia de compactação, granulometria de agregados, também influenciam no desempenho mecânico das misturas asfálticas. A modificação de ligante asfáltico pode levar a ocorrência de separação de fases e alteração do seu comportamento reológico, de Newtoniano para não-Newtoniano, na temperatura de processamento de mistura asfáltica. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram avaliar, em laboratório, a ocorrência de possível separação de fases e de mudança no comportamento reológico do ligante CAP 50/70 modificado com 10% m/m de blenda de borra oleosa de petróleo com borrachas de pneus inservíveis, obtidas nas concentrações 85/15% m/m (M1) e 15/85% m/m (M2), na presença de 1% m/m do óleo extensor Neutro Pesado Aromático - NPA, da argila bentonita e da argila caulinita, como aditivos inibidores de separação de fases. Para alcançar os objetivos propostos, caracterização química e estudo de estabilidade de estocagem do CAP 50/70 puro e modificado foram realizados por espectroscopia de FTIR e reologia, respectivamente. Os resultados de FTIR mostraram que não houve interação química entre o ligante e os modificantes, e os reológicos mostraram que o CAP 50/70 modificado com M2, na presença dos referidos aditivos, houve separação de fases, enquanto o modificado com M1, na presença de 1% m/m NPA (CM1N1) não houve separação de fases. Diante disso, somente o modificado CM1N1 foi caracterizado quanto ao seu comportamento reológico e avaliado quanto ao seu comportamento mecânico em misturas dosadas pelos métodos Marshall e Superpave. Avaliação do comportamento mecânico se deu por meio dos ensaios de estabilidade Marshall, resistência à tração por compressão diametral (RTCD), dano por umidade induzida, módulo de resiliência (MR), creep dinâmico (flow number) e resistência à fadiga por compressão diametral com tensão controlada. A análise do comportamento reológico do CM1N1 mostrou que este se comporta como fluido de Bingham. Comparando os resultados dos ensaios mecânicos dos corpos de provas dosados pelos métodos Marshall e Superpave, observou-se que estes apresentaram comportamento mecânico satisfatório, com RTCD superior ao limite mínimo recomendado pela norma 031/2006 do DNIT. Entretanto, a quantidade de ligante na mistura asfáltica dosada pelo método Superpave foi de 9,8% inferior ao CAP puro e de 6,6% inferior ao modificado CM1N1, quando comparado com a dosagem realizada pelo método Marshall, de onde se concluiu que o uso do modificado CM1N1 é uma alternativa viável para obtenção de misturas do tipo CAUQ.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426443 - GISELIA CARDOSO
Interno - 1654177 - FERNANDO SILVA ALBUQUERQUE
Interno - 426469 - ANGELA TERESA COSTA SALES
Externo à Instituição - CHRISTIAN MATOS DE SANTANA

Notícia cadastrada em: 07/07/2016 11:58
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