Banca de DEFESA: CAMILLA ARAÚJO COELHO OLIVEIRA

DISCENTE: CAMILLA ARAÚJO COELHO OLIVEIRA
DATA: 09/05/2016
LOCAL: Mini auditório do CCET
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE GESTÃO PARA A IMPLANTAÇÃO DO KIT COMPLETO NA ALVENARIA ESTRUTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Redução da variabilidade; padronização; kit completo
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Construção Civil
ESPECIALIDADE: Processos Construtivos

Para tornar mais eficaz o processo de gestão empregado na construção civil, têm-se buscado utilizar como sustentação os princípios da Construção Enxuta, já que propiciam a potencialização do desempenho do planejamento. A redução da variabilidade é um desses princípios, sendo esta considerada por diversos autores como a principal causa para a ocorrência de perdas. Dessa maneira, percebe-se a necessidade da busca por sua redução tanto no aspecto da uniformidade do produto, como também na duração da atividade, já que esta tende a aumentar a parcela das atividades que não agregam valor. A padronização pode ser utilizada como um meio de obtenção da redução da variabilidade, já que possibilita um melhor controle da produção e, consequentemente, uma melhor qualidade do produto final. Esta deve ser aplicada desde o início do serviço, garantindo que todos os recursos necessários – kit completo – para sua realização estejam disponíveis e em condições ideais e padronizadas. Assim, o objetivo principal deste trabalho é desenvolver uma ferramenta de gestão para a implementação do kit completo na execução da alvenaria estrutural, de modo que possibilite a continuidade dos fluxos de produção dentro dos canteiros de obras e também a eliminação de perdas. A metodologia foi dividida em duas fases, sendo a primeira a revisão de literatura e a segunda subdividida em três grupos: compreensão, desenvolvimento da solução e consolidação. Na segunda fase, foram realizados: estudo exploratório de múltiplos casos e investigação dos elementos pertencentes aos sete fluxos que deveriam compor o kit completo na alvenaria estrutural. A partir do banco de dados elaborado – relatórios, quadros, diagramas de Ishikawa e fluxogramas –, foi desenvolvida uma ferramenta de gestão que proporciona a redução da variabilidade na etapa de elevação da alvenaria estrutural. Esta ferramenta foi validada, obtendo como resultado uma ferramenta que auxilia aos gestores das obras a realizarem o planejamento do serviço de elevação da alvenaria estrutural de modo a assegurar que todos os itens necessários estejam disponíveis, evitando assim a interrupção do serviço. Conclui-se que, ao utilizar esse ferramenta, os gestores obtenham a redução da variabilidade e a continuidade do serviço através do uso de conceitos da construção enxuta embutidos no relatório gerado pela ferramenta. Espera-se também que esta ferramenta possa servir de base para a utilização da mesma metodologia em outros processos.

Presidente - 2496157 - DEBORA DE GOIS SANTOS
Interno - 426469 - ANGELA TERESA COSTA SALES
Interno - 2019103 - DENISE CONCEICAO DE GOIS SANTOS MICHELAN
Externo ao Programa - 1741133 - ALCIGEIMES BATISTA CELESTE