Banca de QUALIFICAÇÃO: JANINE BELTRAO ARAUJO MENDES

DISCENTE: JANINE BELTRAO ARAUJO MENDES
DATA: 30/07/2014
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação
TÍTULO: Análise Histoquímica e Morfométrica dos componentes fibrosos da matriz extracelular de pele em indivíduos portadores de Hanseníase no estado de Sergipe.
PALAVRAS-CHAVES: : Hanseníase; Imuno-histoquímica; Colágeno; Fobras Elásticas; Matriz Extracelular.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia

A hanseníase ainda se constitui em um relevante problema de saúde pública, em vista de sua prevalência, da morbidade e mortalidade determinadas por suas complicações e do seu enorme impacto social e econômico. É uma doença crônica, infecciosa com período de incubação prolongado, causada pelo Mycobacterium leprae, parasita intracitoplasmático obrigatório, que afeta nervos periféricos e a pele. Conhecer o padrão histológico da lesão é de extrema importância para a base do conhecimento, caracterização e tratamento adequado da doença. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal estudar a organização molecular dos componentes fibrosos da matriz extracelular em pele de indivíduos portadores de hanseníase e relacionar à histopatologia. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa descritiva, experimental, quantitativa com base em bancos de dados secundários. A coleta de dados referentes aos componentes fibrosos da matriz extracelular será realizada a partir de cortes histológicos de 5mm de espessura em 20 blocos de parafina de cada um dos perfis histopatológicos diagnosticados e estes cortes serão submetidos às seguintes técnicas de coloração: hematoxilina-eosina, tricromo de Masson, picrosírius-hematoxilina e resorcina-fucsina de Weigert. Para análise das anisotropias ópticas as lâminas serão analisadas e documentadas em fotomicroscópio marca NIKON empregando-se luz policromática convencional e polarizada, usando-se filme Kodacolor ASA 400 mm. Para a morfometria das fibras colágenas as lâminas obtidas da microtomia e coradas pelo picrosírius-hematoxilina serão analisadas através do Programa Computacional Image J® (programa computacional disponibilizado gratuitamente pelo National Institute of Health, USA - http://rsb.info.nih.gov/nih-image/). Para análise do perfil da expressão imuno-histoquímica de componentes da matriz extracelular serão utilizados anticorpos monoclonais direcionados contra os seguintes antígenos: tenascina e fibronectina, dois componentes da matriz extracelular de pele. A técnica a ser empregada será a da estreptoavidina/biotina/peroxidase e o agente cromógeno revelador será a diaminobenzidina. As informações obtidas serão codificadas e digitadas em um banco de dados para tratamento estatístico, através de análise descritiva e associação entre as variáveis mediante o teste Qui-Quadrado, o Normal unilateral e o Test–t, utilizando-se o Programa Computacional SPSS® (SPSS® Software, IBM., USA). Em todas as situações de análise, será utilizado como limite de significância um valor de p menor ou igual a 0,05.

Presidente - 1039375 - VERA LUCIA CORREIA FEITOSA
Interno - 1347234 - KARINA CONCEICAO GOMES MACHADO DE ARAUJO
Externo à Instituição - CHARLES ANTÔNIO PIRES DE GODOY
Externo à Instituição - RICARDO LUIZ CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE JUNIOR