Banca de QUALIFICAÇÃO: NATAN TELES CRUZ

DISCENTE: NATAN TELES CRUZ
DATA: 08/02/2017
LOCAL: Auditório 2 do PROZOOTEC
TÍTULO: Acúmulo de forragem e valor nutritivo do capim-faixa-branca submetido a diferentes alturas de desfolhações.
PALAVRAS-CHAVES: composição bromatológica, Digitaria eriantha, ecofisiologia, manejo de pastagem, Nordeste brasileiro, valor forrageiro
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal

O objetivo com este trabalho foi avaliar o acúmulo de forragem, a composição morfológica e valor nutritivo do capim-faixa-branca submetido a diferentes alturas de desfolhação, no período de janeiro de 2015 e a fevereiro de 2016. O experimento foi realizado em área experimental pertencente ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe. Os tratamentos foram constituídos de quatro alturas de desfolhação (25, 35, 45 e 55 cm) e avaliados em duas épocas do ano: maior insolação (setembro a março) e menor insolação (abril a agosto). Utilizou-se o delineamento em blocos completos casualizados com quatro repetições. O aumento na a altura de desfolhação resultou em maior intervalo entre cortes, maior acúmulo de forragem total, de colmos e de forragem morta, bem como em menor acúmulo de lâminas foliares, densidade populacional de perfilhos, teor de proteína bruta e digestibilidade do capim-faixa-branca. No período de menor insolação, houve menor acúmulo de forragem total, menor acúmulo de colmo nos dosséis desfolhados com 45 e 55 cm de altura, maior acúmulo de forragem morta e menor digestibilidade. A porcentagem de lâmina foliar e o teor de proteína bruta diminuiu a medida que aumentou a altura de desfolhação. A elevação da altura de desfolhação do capim-faixa-branca aumenta o acúmulo de forragem, mas reduz a sua qualidade.

Interno - 1541968 - ALFREDO ACOSTA BACKES
Presidente - 2019408 - BRAULIO MAIA DE LANA SOUSA
Interno - 1684100 - JAILSON LARA FAGUNDES

Notícia cadastrada em: 25/01/2017 08:26