Banca de DEFESA: LUISA SAMPAIO FRANCO

DISCENTE: LUISA SAMPAIO FRANCO
DATA: 16/04/2021
LOCAL: Remota - Plataforma Google Meeting
TÍTULO: "ANÁLISES HIERÁRQUICA E DE REGRESSÃO LINEAR APLICADAS AOS MAPEAMENTOS DE SUSCETIBILIDADE E DE RISCO AOS MOVIMENTOS DE MASSA (BAIRRO CIDADE NOVA, ARACAJU – SE, BRASIL)"
PALAVRAS-CHAVES: Áreas de Risco; Movimentos de Massa; Risco Geológico; Escorregamentos de Solo; Mapeamento de Risco; Método AHP
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Geologia
ESPECIALIDADE: Sedimentologia

O município de Aracaju, capital de Sergipe, tem em sua paisagem periférica, na região norte, a preservação de tabuleiros costeiros com elevações de até 100 m e inclinações do terreno superiores à 30º, naturalmente favoráveis à ocorrência de movimentos gravitacionais de massa. Nos anos 2000 e 2010 esta região, especificamente o Bairro Cidade Nova, área do presente estudo, sofreu com a intensificação da abertura de cortes em taludes para construção de moradias, o que tem acarretado eventos discretos de escorregamentos de solo, com prejuízos materiais, e colocado pessoas em riscos de morte no período chuvoso. Como forma de contribuir para redução deste risco, que vem sendo monitorado de forma qualitativa e de pouco detalhe, foi proposto no presente trabalho o mapeamento semiquantitativo. Foram adotados como métodos o processo de análise hierárquica e regressão linear, com o objetivo de realizar o mapeamento de suscetibilidade e de risco em escala de detalhe. Com a ponderação dos parâmetros em software GIS, a fotointerpretação de imagens de satélite e imagens aéreas oblíquas, obteve-se que 3,08% do terreno está em condição de muita alta suscetibilidade a movimento de massa e que 356 moradias se encontram em situação de risco, necessitando do mapeamento em escala de detalhe casa a casa. Após aplicação do método AHP, o mapeamento de campo revelou 43 setores de risco, um aumento de 80% no número de setores sob risco alto, e 75 % no número de setores de risco muito alto. Apesar disto, houve redução de 61,6 % de pessoas em risco muito alto e 57 % em risco alto, o que demonstra a relevância do método.

Presidente - 1075334 - FELIPE TORRES FIGUEIREDO
Interno - 1772685 - PAULO SERGIO DE REZENDE NASCIMENTO
Externo à Instituição - LEONARDO ANDRADE DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 03/04/2021 10:03