Notícias

Banca de DEFESA: LUCAS TENORIO DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS TENORIO DE SOUZA SILVA
DATA: 30/08/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Laboratï¿œrio de Informï¿œtica do DEL-Departamento de Engenharai Elï¿œtrica
TÍTULO:

“Diagnóstico de Falhas em Transformadores de Potência Utilizando Sensores de Gás Semicondutores”


PALAVRAS-CHAVES:

Transformador de Potência; Óleo Mineral Isolante; Análise de Gases Dissolvidos; Sensores de Gás; Extração de Características.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Os transformadores de potência têm grande importância em um sistema elétrico, um vez que são equipamentos fundamentais na conexão dos centros de geração de energia aos centros consumidores. Por conta disto, torna-se necessário e fundamental o monitoramento constante destes equipamentos, com auxílio de instrumentos e um sistema manutenção adequado. A saúde do transformador esta ligada diretamente ao bom estado de conservação do meio isolante (isolação sólida e líquida) e sua manutenção é baseada em ensaios físico-químicos e cromatográficos. A Análise de Gases Dissolvidos (AGD) é o método convencional que analisa os tipos e a concentração dos gases combustíveis gerados dentro do transformador. A partir dela, é possível estimar o estado do meio isolante e diagnosticar se há alguma falha ocorrendo.

Esta dissertação introduz o estudo do uso de uma matriz de sensores de gases de dióxido de estanho na detecção de falhas em transformadores de potência, através dos gases dissolvidos no óleo. O objetivo desta pesquisa é analisar os dados obtidos pelos sensores de gás, utilizando algumas técnicas de reconhecimento de padrão, e desta forma, verificar se o uso da matriz de sensores possibilita a identificação das falhas. Com intuito de facilitar o entendimento da pesquisa, o presente documento foi organizado abordando os seguintes tópicos: transformadores de potência; óleo mineral isolante; análise e interpretação dos gases dissolvidos em óleo; sensores de dióxido de estanho e instrumento de aquisição de dados; técnicas de reconhecimento de padrões; e metodologia de geração de falhas.  Ao final desta dissertação, os dados da matriz de sensores são analisados, a fim de atingir o objetivo de verificar sua aplicação na identificação das falhas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2483074 - ANTONIO RAMIREZ HIDALGO
Presidente - 2562054 - CARLOS ALBERTO VILLACORTA CARDOSO
Externo à Instituição - FERNANDO AUGUSTO MOREIRA
Interno - 2178222 - JUGURTA ROSA MONTALVAO FILHO
Notícia cadastrada em: 28/08/2012 14:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - cardeal.ufs.br.cardeal1 v3.5.16 -r7037-46334b2d3