Notícias

Banca de DEFESA: THIAGO SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO SANTOS SILVA
DATA: 19/03/2020
HORA: 07:30
LOCAL: Sala de videoconferência do PROEE
TÍTULO: Inversão do Sistema SIR-SI para Estimação da Taxa de Contato Humano-vetor e Simulação de Cenários de Surtos da Dengue.
PALAVRAS-CHAVES: Dengue, Modelo SIR-SI, Recuperação da entrada e estados do sistema, Simulação de cenários.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Um método para simulações de cenários dos casos da dengue é proposto neste trabalho. Sua característica principal é usar o histórico de notificações da doença para estimar informações referentes a um modelo dinâmico do tipo SIR-SI, como: o histórico da taxa de contato humano-vetor, valor relacionado à população de mosquito; e o momento atual do sistema, o que possibilita, a partir desses, evoluir o sistema para os próximos estágios. Tal método potencialmente permite aos órgãos responsáveis avaliarem o risco de surtos da dengue, previamente, com base no histórico da doença. Para tanto, um modelo dinâmico SIR-SI foi adaptado, possuindo como entrada a taxa de contato humano-vetor, e como saída a taxa da fração de novos infectados. Com base nesse modelo, foi concebido e desenvolvido um procedimento para estimação da entrada e do estado do sistema, de tal modo que eles expliquem o histórico de notificações da doença, usando como critério o erro quadrático médio entre os dados simulados e reais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626357 - ELYSON ADAN NUNES CARVALHO
Externo à Instituição - EVANDRO OTTONI TEATINI SALLES
Externo ao Programa - 1911901 - LUCAS MOLINA
Notícia cadastrada em: 11/02/2020 17:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2020 - UFRN - bemtevi1.bemtevi1 v3.5.16 -r11747-970edecc06