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Banca de DEFESA: MATEUS VENTURA SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MATEUS VENTURA SOUZA
DATA: 15/08/2018
HORA: 15:30
LOCAL: Sala de aula 02 do PROEE
TÍTULO: DETECÇÃO DE BARRAS FALHADAS EM MOTORES DE INDUÇÃO UTILIZANDO UM FILTRO GAUSSIANO PASSA FAIXA
PALAVRAS-CHAVES: Motor de indução, Filtros, Filtros Digitais, Filtro Passa Faixa, Análise de falhas, Diagnóstico de Falhas, Barras falhadas.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Os motores de indução trifásicos são provavelmente hoje as máquinas rotativas mais importantes no setor industrial já que são amplamente utilizados nas mais variadas aplicações e estão presentes em praticamente todos os tipos de acionamentos. Estima-se que quase 80\% do total de motores elétricos usado em indústria para transformação de energia elétrica para energia mecânica são de Indução. Naturalmente isso proporciona a busca por ferramentas que ofereçam maior eficiência e segurança aos sistemas de manutenção dos motores. Um problema de fundamental importância no processo de manutenção preditiva desses motores elétricos, é a detecção de falhas de maneira antecipada para evitar a parada de produção. Esse trabalho se propõe a detectar falhas nas barras dos rotores. Na literatura existem várias técnicas abordadas, algumas usando o motor em seu estado estacionários e outras utilizando a partida do motor. Em todas elas a detecção da falha na barra acontece, em seu melhor caso, após a falha completa da primeira barra. Esse trabalho, então, propõe uma nova metodologia para detecção da falha na barra quando essa ainda não estiver completamente falhada, mas com aumento da resistência no circuito da barra falhada. Para tal, utilizou-se um filtro passa faixa gaussiano com seleção otimizada da largura de faixa e largura de banda de frequência. Esse filtro funciona como uma otimização da Transformada Wavelet Discreta e detecta a presença da falha na barra utilizando o sinal de partida do motor. A técnica proposta foi aplicada em motores com rotores fabricados, pela empresa WEG, especificamente para esse trabalho e com falhas características previamente conhecidas e também foi aplicada em rotores simulados. A quantificação do grau de severidade da falha foi feita utilizando a ferramenta de Energia Teager. Os experimentos foram feitos através de simulações em um software de simulação matemática e em motores reais com testes em bancada e os resultados comprovaram a eficácia do método proposto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1663456 - ANDREA ARAUJO SOUSA
Presidente - 2562054 - CARLOS ALBERTO VILLACORTA CARDOSO
Externo à Instituição - CLÁUDIO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 30/07/2018 16:19
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