Notícias

Banca de DEFESA: LUIZ MIRANDA CAVALCANTE NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ MIRANDA CAVALCANTE NETO
DATA: 30/01/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 01 do PROEE / DEL
TÍTULO: Recuperação de trajetória de ponta de caneta em assinaturas offline com referencial online
PALAVRAS-CHAVES: Recuperação de Trajetória. Assinatura ''online''. Assinatura ''offline''. Esqueletização. Extração de Características. Verificação de Assinatura. Biometria.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A assinatura manuscrita é uma forma de identificação pessoal amplamente aceita, tanto social como juridicamente, utilizada há séculos para autenticar documentos como cheques bancários, cartas, contratos e todo tipo de serviço que necessite prova de autoria. Ao assinar, um indivíduo insere uma grande quantidade de informação para transformar o movimento de sua mão em um elemento identificador. Velocidade de escrita, trajetória percorrida, inclinação da caneta, pressão aplicada, todos esses dados são articulados (na forma de variáveis latentes) para resultar em uma figura estática no documento assinado. Essa dissertação investiga o problema de extração de trajetória da caneta que gera essa assinatura a partir da imagem estática resultante. Para isso, o trabalho foi divido em três passos principais que são: Computar o esqueleto da assinatura ''offline'', Extrair suas características utilizando um conceito abordado neste trabalho chamado UCSS, e, com o auxílio de assinaturas ''online'' registradas previamente, Estimar o caminho que a caneta percorreu sobre o esqueleto. Em cada um desses passos, foi feita uma revisão de trabalhos relevantes sobre os temas para só então iniciar as implementações. Foram realizados três experimentos durante este trabalho, o primeiro foi feito com o objetivo de comparar os resultados obtidos com o algoritmo desenvolvido e os resultados obtidos em um trabalho de referência, os outros dois foram realizados durante a produção de um artigo destinado a publicação anexado a este trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2626357 - ELYSON ADAN NUNES CARVALHO
Interno - 2305358 - JANIO COUTINHO CANUTO
Externo ao Programa - 1194034 - LEONARDO NOGUEIRA MATOS
Notícia cadastrada em: 13/01/2017 17:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - cardeal.ufs.br.cardeal1 v3.5.16 -r7498-d96375037