Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE LEAO VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE LEAO VIEIRA
DATA: 27/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 01 da POSGRAP
TÍTULO: Medição de Nível de Líquidos utilizando Sensores de Deslocamento Fixo
PALAVRAS-CHAVES: medição de nível de líquidos; sensores de nível de líquidos; sensor de deslocamento; empuxo; densidade do líquido; célula de carga.
PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

A medição de nível de líquidos é de grande importância nos sistemas industriais, tanto para o controle de processos, quanto para a segurança e controle de estoque. Atualmente existe uma extensa gama de métodos de medição de nível que se utilizam dos mais variados conceitos de sensores disponíveis no mercado, cada um dispondo de vantagens e desvantagens a depender do tipo de utilização. Um destes métodos, o medidor de nível do tipo deslocador fixo, se destaca pela sua precisão e custo-benefício, possui porém a desvantagem de ser dependente da densidade do líquido a ser mensurado, o que provoca problemas de calibração ou erros de medição. A proposta apresentada neste trabalho visa eliminar esta dependência de modo que a variação da densidade não mais afete a medição do nível. Para tanto, um protótipo de medidor de nível utilizando um par de sensores por deslocamento fixo e células de carga (strain gauges) é apresentado como uma forma de se obter medições do nível independentemente da variação da densidade do líquido. Dessa forma, conseguimos eliminar a principal desvantagem desse tipo de medidor, e torná-lo ainda mais vantajoso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2562054 - CARLOS ALBERTO VILLACORTA CARDOSO
Presidente - 2626357 - ELYSON ADAN NUNES CARVALHO
Externo ao Programa - 1336178 - JOSE ANTONIO FERREIRA LEITE
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 22:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - canario.ufs.br.canario1 v3.5.16 -r7084-9b46c1364