Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVALDO GÓIS DOS SANTOS JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVALDO GÓIS DOS SANTOS JÚNIOR
DATA: 25/02/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Informática do DEL
TÍTULO: Integração Elétrica de Sistemas Eólicos
PALAVRAS-CHAVES: Estudos de Sistemas de Potência, Interligação ao Sistema Elétrico, Software de Integração Elétrica
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O plano nacional de energia - PNE 2030 prevê ao seu final uma potência instalada de geração de energia elétrica em usinas eólicas entre 9 GW e 13 GW.
A utilização mais favorável da energia eólio-elétrica em grande escala no Brasil, com facilidade de se integrar ao sistema elétrico nacional, dá-se principalmente na região Nordeste, a exemplo do vale do rio São Francisco, onde pode ser observada a complementariedade com o regime hídrico. Assim, a energia eólio-elétrica apresenta-se como uma interessante alternativa de complementariedade no sistema elétrico nacional.
Este trabalho pretende estudar, através do PowerFactory , programa computacional desenvolvido pela empresa DIgSILENT GmbH da Alemanha, os resultados da integração ao sistema elétrico da concessionária ENERGISA na SE Porto, nos diferentes cenários de operação da Central de Geração Eólica (CGE) Barra dos Coqueiros, localizada no município de Barra dos Coqueiros, no estado de Sergipe, com o objetivo de avaliar os impactos e comportamento do sistema elétrico em regime permanente, mediante a simulação da planta da CGE. A CGE Barra dos Coqueiros é o primeiro parque eólico implantado em Sergipe, que tem uma potência instalada de 34,5 MW.
O PowerFactory TM , constitui-se numa ferramenta alternativa ao programa computacional ANAREDE exigido pela EPE para apresentação dos estudos de integração elétrica dos projetos a serem submetidos nos leilões de energia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1663456 - ANDREA ARAUJO SOUSA
Externo ao Programa - 1523844 - ANGELO MARCIO FORMIGA DE ALMEIDA
Presidente - 1548932 - MILTHON SERNA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/02/2014 17:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - fragata3.fragata3 v3.5.16 -r8356-cee50ed3b