Banca de DEFESA: RONALDO ANDRUSYSZYN CELINO

DISCENTE: RONALDO ANDRUSYSZYN CELINO
DATA: 07/02/2014
LOCAL: Auditório da POSGRAP / UFS
TÍTULO: “Aplicação da norma IEC-61400-25 na automação e controle de parques eólicos no Brasil”
PALAVRAS-CHAVES: Energia eólica, SCADA, Sistema supervisório ScadaBR, OPC, protocolo OPC DA, Automação e Controle, Norma IEC 61400-25
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

O objetivo desta Dissertação é desenvolver um sistema de supervisão, comunicação e controle, implementado em um software de supervisão livre o SCADABR, para parques eólicos instalados e/ou a serem instalados no Brasil, a partir das considerações e recomendações da norma IEC 61400-25. A construção de parques eólicos completos, com automação total, tem levado os empreendedores a colocar um olhar no negócio, na lucratividade, na produtividade e outro nos seus ativos intangíveis: capital humano, sistemas de gestão, domínio tecnológico e comunicação em todos os níveis. Assim é que, das formas mais primitivas de relacionamento, das evoluções no processamento da informação com a comunicação, abriram-se as fronteiras com novas formas de relacionamento, com a crescente tendência na área de automação industrial, do uso de arquiteturas de redes distribuídas, nas quais diferentes dispositivos podem comunicar com outros de uma maneira cooperativa. Os maiores fabricantes de usinas de geração eólica ainda oferecem soluções proprietárias “Caixas Pretas” para as redes de campo, o que resulta numa diversidade de protocolos de sistemas, levando o cliente a plena dependência desses fornecedores. Visando a interoperabilidade e flexibilidade de operação, grupos de pesquisadores defendem normas de padrão aberto, como a solução de redes e protocolos para todos, deixando os clientes livres dessa dependência. Na luta pela padronização de protocolos, a organização mais conhecida na área de energia eólica é a norma IEC 61400-25, especificamente para o sistema de monitoramento e comunicação livre entre diferentes fornecedores de equipamentos, sendo que a comunicação interna dos componentes da usina de energia eólica não está no âmbito da IEC 61400-25. A faixa de aplicação da norma abrange parte da operação da usina eólica, incluindo turbina de vento, sistema de medição meteorológica, sistema elétrico e sistema de gestão, mas não inclui a linha relevante de alimentação e informação da subestação. Daí a interação com o sistema supervisório ScadaBR, desenvolvido em modelo “open-source” e licença gratuita. É uma aplicação multi-plataforma baseada em Java, a partir de um servidor de aplicações, sendo o Apache Tomcat a escolha padrão. A Norma IEC 61400-25-2, base desta Dissertação, define um modelo de informação para monitoração e controle de usinas eólicas considerando as exigências do modelo de comunicação (a - modelo de informação, b - modelo de intercâmbio de informações e c - mapeamento dos modelos a e b para perfis de comunicação padrão), ao desenvolver um modelo de informação, com o simulador de dados MatrikonOPC, interagindo o cliente/servidor OPC DA (Object Linking and Embedding for Process Control Data Access), com o software ScadaBR.

Interno - 2562054 - CARLOS ALBERTO VILLACORTA CARDOSO
Presidente - 1548932 - MILTHON SERNA SILVA