Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MANOEL MARINHO DE ALCANTARA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANOEL MARINHO DE ALCANTARA NETO
DATA: 26/02/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Laboratório de Informática do DEL-Departamento de Engenharia Elétrica
TÍTULO:

Técnicas de reconciliação dinâmica de dados baseados em estimadores para monitoramento em tempo real de processos.


PALAVRAS-CHAVES:

Reconciliação dinâmica de dados, filtro de Kalman, estimador de horizonte móvel, método preditor-corretor, CSTH, separador trifásico água-óleo-gás.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Neste trabalho é apresentado um estudo abrangente sobre estimadores de estados, mais especificamente sobre o filtro de Kalman (KF) e o estimador de horizonte móvel (MHE), e suas aplicações na reconciliação dinâmica de dados. Das etapas previstas no planejamento deste do trabalho, duas já foram concluídas: levantamento do estado da arte e estudo e familiarização com os simuladores dos processos de estudo de caso: reator de aquecimento continuamente agitado (CSTH) e separador de produção trifásico. Os resultados iniciais obtidos na implementação das técnicas de reconciliação são satisfatórios e coerentes com as teorias previamente estudadas, principalmente no tocante a utilização do filtro de Kalman. A etapa correspondente ao uso de técnicas baseadas no método MHE está em desenvolvimento para simulação e validação. No final do trabalho, pretende-se comparar os resultados obtidos com a utilização do método preditor-corretor, de forma a obter uma compreensão geral sobre as vantagens e desvantagens de cada método na reconciliação dinâmica de dados, dentro do contexto de monitoramento em tempo real para controle de processos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADHEMAR DE BARROS FONTES
Interno - 2510148 - LEOCARLOS BEZERRA DA SILVA LIMA
Presidente - 2639475 - OSCAR ALBERTO ZANABRIA SOTOMAYOR
Notícia cadastrada em: 25/02/2013 15:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - canario.ufs.br.canario1 v3.5.16 -r7498-d96375037