Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO FONSECA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO FONSECA NETO
DATA: 22/02/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Laboratório de Informática do DEL-Departamento de Engenharia Elétrica
TÍTULO:

"Comparação entre sistemas de comunicação digital operando com monoportadora e multiportadoras/OFDM sob canal com multipercursos e efeito Doppler"


PALAVRAS-CHAVES:

OFDM, simulação, comunicação digital e desvanecimento.


PÁGINAS: 28
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Em sistemas de comunicação digitais móveis, nos quais sinais são transmitidos via rádio, multipercursos provocam distorções lineares que se manifestam como interferência intersimbólica, ISI (do inglês intersymbol interference), em razão de múltiplas cópias de um mesmo sinal chegarem ao receptor com diferentes atrasos temporais. Para combater os efeitos da ISI, uma das ferramentas utilizadas é a multiplexação por divisão em frequências ortogonais, OFDM (do inglês orthogonal frequency-division multiplexing). OFDM é uma técnica de modulação de sinais digitais que emprega simultaneamente diversas subportadoras, atualmente usada com grande sucesso tanto em sistemas de comunicação com fio, quanto em sistemas de transmissão via rádio. Ela tem sido especialmente utilizada na transmissão de sinais em sistemas digitais móveis, com altas taxas de dados, através de canal de comunicação com multipercursos, ruidoso, com severo desvanecimento seletivo em frequência, pois uma das mais importantes características desta técnica é ter grande robustez à ISI e a interferências interportadoras, ICI (do inglês Intercarrier Interference), mesmo em condições adversas. Objetiva-se com este trabalho apresentar estudo comparativo, baseado em simulação, sob a ótica de desempenho, entre sistemas de comunicação digital operando com monoportadora e com multiportadoras OFDM, mediante análise de curvas de taxa de erro de bits, BER ( do inglês bit error ratio) versus Eb/N0. Nesse estudo serão considerados especialmente efeitos de deslocamento Doppler e de multipercursos empregando modelo de Rayleigh para o canal.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDMAR CANDEIA GURJÃO
Interno - 2178222 - JUGURTA ROSA MONTALVAO FILHO
Presidente - 2510148 - LEOCARLOS BEZERRA DA SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 21/02/2013 11:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2019 - UFRN - canario.ufs.br.canario1 v3.5.16 -r7485-bf48e7c31