Banca de DEFESA: JEIRLAN CORREIA PALMEIRA

TÍTULO:

PETIC 3.0: PROPOSTA DE APERFEIÇOAMENTO DA METODOLOGIA PETIC

PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento Estratégico (PE), Governança de Tecnologias da Informação (TI), Planejamento Estratégico de TIC (PETIC), PETIC Wizard

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Atualmente, as organizações enfrentam um mercado bastante competitivo precisando de informações e conhecimentos que possam auxiliar de forma inteligente a sua gestão. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são uma grande aliada para a obtenção de vantagens competitivas. Para isso, necessita-se de práticas de gestão que visem ampliar os benefícios das TIC para a organização.

Neste contexto, será mostrada a importância da Governança de TI e do Planejamento Estratégico (PE) de TIC. Serão descritas as principais metodologias para o PE das TIC. Em particular, será apresentada uma proposta da aperfeiçoamento da metodologia PETIC. Essencialmente, esta proposta preocupa-se em manter o público-alvo da metodologia nas pequenas e médias organizações, procura alinhar a PETIC aos principais frameworks e modelos de governança de TI, bem como ao uso de uma ferramenta de apoio – o software PETIC Wizard. Será discorrido sobre os estudos de caso realizados no Centro de Processamento de Dados (CPD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e no CPD da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além da aplicação do PETIC Wizard nas duas referidas instituições e na Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. Por fim, será mostrada uma análise acerca dos resultados obtidos. Esta análise permitiu inferir que por meio da proposta de aperfeiçoamento da metodologia PETIC, é possível aprimorar o processo ligado ao planejamento estratégico de TIC.

Interno - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1335451 - ALBERTO COSTA NETO