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Banca de DEFESA: LAYSE SANTOS SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYSE SANTOS SOUZA
DATA: 13/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/kni-rtks-dub
TÍTULO: A SysML Profile for Smart City Applications
PALAVRAS-CHAVES: Cidades Inteligentes, SysML, Redes de Petri, Redes de Petri Coloridas Temporizadas, Controle de Sinais de Trânsito Urbano, Simulação, Verificação Formal
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:


estradas urbanas são uma infraestrutura crucial altamente exigida pelos cidadãos e organizaçõesinteressadas em sua implantação, desempenho e segurança. O controle de sinais de trânsitourbano é um problema importante e desafiador no mundo real, que visa monitorar e melhorar ocongestionamento de trânsito. Portanto, a implantação de semáforos para veículos ou pedestresem um cruzamento é uma atividade complexa, pois é necessário estabelecer regras para controlaro fluxo de veículos e pedestres. O fluxo de tráfego no cruzamento muda constantemente,dependendo das condições climáticas, dia da semana e período do ano, assim como obrase acidentes rodoviários que influenciam ainda mais a complexidade e o desempenho. Estadissertação descreve primeiro o SmartCitySysML, um perfil proposto que adapta a SysML comelementos especiais que são específicos para cidades inteligentes. Depois, é elaborada umaextensão do perfil SmartCitySysML para o design das dimensões das cidades inteligentes. Emseguida, é realizada a integração de modelos, ou seja, a integração do perfil SmartCitySysMLcom Redes de Petri para modelar separadamente os elementos arquiteturais básicos (sensor,controlador e atuador) de um sistema de controle de tráfego urbano como sub-modelos parademonstrar o comportamento de cada elemento, e a integração do perfil SmartCitySysML comRedes de Petri Colorida Temporizada (TCPN) para modelagem, simulação e verificação depropriedades do sistema de controle de sinais de trânsito urbano. As ferramentas CPN permitemavaliar o comportamento do modelo por meio de simulação e verificação de propriedades erealizar um desempenho baseado em simulação. A simulação de modelos permite observar ocomportamento do sistema sob condições que seriam difíceis de organizar em um ambienterealmente controlado. Consequentemente, uma avaliação preliminar pode ser realizada nosestágios iniciais de desenvolvimento do sistema, reduzindo significativamente os custos demelhorias e aumentando a qualidade do produto final.Uma cidade inteligente é um centro urbano que integra uma variedade de soluções para melhorar o desempenho da infraestrutura e alcançar um desenvolvimento urbano sustentável. As estradas urbanas são uma infraestrutura crucial altamente exigida pelos cidadãos e organizações interessadas em sua implantação, desempenho e segurança. O controle de sinais de trânsito urbano é um problema importante e desafiador no mundo real, que visa monitorar e melhorar o congestionamento de trânsito. Portanto, a implantação de semáforos para veículos ou pedestres em um cruzamento é uma atividade complexa, pois é necessário estabelecer regras para controlar o fluxo de veículos e pedestres. O fluxo de tráfego no cruzamento muda constantemente, dependendo das condições climáticas, dia da semana e período do ano, assim como obras e acidentes rodoviários que influenciam ainda mais a complexidade e o desempenho. Esta dissertação descreve primeiro o SmartCitySysML, um perfil proposto que adapta a SysML comelementos especiais que são específicos para cidades inteligentes. Depois, é elaborada uma extensão do perfil SmartCitySysML para o design das dimensões das cidades inteligentes. Em seguida, é realizada a integração de modelos, ou seja, a integração do perfil SmartCitySysML com Redes de Petri para modelar separadamente os elementos arquiteturais básicos (sensor, controlador e atuador) de um sistema de controle de tráfego urbano como sub-modelos para demonstrar o comportamento de cada elemento, e a integração do perfil SmartCitySysML com Redes de Petri Colorida Temporizada (TCPN) para modelagem, simulação e verificação de propriedades do sistema de controle de sinais de trânsito urbano. As ferramentas CPN permitem avaliar o comportamento do modelo por meio de simulação e verificação de propriedades e realizar um desempenho baseado em simulação. A simulação de modelos permite observar ocomportamento do sistema sob condições que seriam difíceis de organizar em um ambiente realmente controlado. Consequentemente, uma avaliação preliminar pode ser realizada nosestágios iniciais de desenvolvimento do sistema, reduzindo significativamente os custos de melhorias e aumentando a qualidade do produto final.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1780222 - MICHEL DOS SANTOS SOARES
Interno - 678.258.425-53 - GLAUCO DE FIGUEIREDO CARNEIRO
Externo à Instituição - PEDRO FROSI ROSA

Notícia cadastrada em: 18/06/2021 10:56
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