Chamada CNPq/Petrogal Brasil S.A

Chamada CNPq/Petrogal Brasil S.A. nº10/2019

Descrição

Chamada CNPq/Petrogal Brasil S.A. nº10/2019 visa oferecer formação internacional de alta qualidade em áreas de interesse para a indústria de petróleo, gás e engenharias, por meio de bolsas de Mestrado Profissional no Exterior (MPE) e de Doutorado Pleno no Exterior.

Data Limite

26 de julho de 2019.

Elegibilidade

O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve:

1. Ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;
  2. Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
  3. Ter concluído a graduação (para candidatos ao mestrado) em curso de nível superior e de mestrado (para os candidatos ao doutorado pleno), com aprovação de mérito, em engenharia ou áreas científicas correlatas como geologia, física ou química, até a data de submissão da proposta;
  4. Ter domínio da língua inglesa, comprovado mediante certificado de proficiência no idioma;
  5. Não estar matriculado em curso de mestrado ou doutorado ou possuir título de mestre ou doutor (para candidatos ao mestrado) ou doutor (para candidatos ao doutorado pleno) quando da implementação da bolsa;
  6. Não acumular a presente bolsa com outras bolsas concedidas com recursos do Tesouro Nacional.

Benefícios

Serão concedidas bolsas na modalidade Mestrado Profissional no Exterior (MPE) e de doutorado pleno no exterior, incluindo mensalidades e demais benefícios previstos na norma da modalidade (RN-007/2018), da seguinte forma:

1. Dez bolsas de Mestrado em Engenharia do Petróleo, por até doze meses, em Portugal;
  2. Cinco bolsas de Doutorado pleno no Exterior, por até 48 meses. Serão três bolsas para Heriot Watt University (Escócia), uma para Sintef (Noruega) e uma para Universidade do Texas em Austin (EUA).

Nota: Para mais informações, os interessados devem consultar o item 5 da Chamada (página 3).

Forma de Solicitação

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas

Para ter acesso ao formulário na Plataforma Carlos Chagas, o candidato deve usar as mesmas informações (CPF e senha) utilizadas para acesso à Plataforma Lattes. Após o login, o candidato deve selecionar 'Clique aqui' no quadro 'Aviso e Pendências' e localizar o formulário relacionado à chamada. O formulário está localizado no item Fomento à Pesquisa/Apoio a Eventos Científicos.

Nota: Para mais informações, os interessados devem consultar o item 6 da Chamada (página 3).

Notícia cadastrada em: 18/06/2019 07:37