A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: SAULO ANTONIO DE LIMA MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAULO ANTONIO DE LIMA MATOS
DATA: 28/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminários - DCOMP/PROCC
TÍTULO: Sincronização de Semáforos como um Problema de Otimização com Muitos Objetivos
PALAVRAS-CHAVES: Otimização com Muitos Objetivos, Sistemas de Transporte Inteligente, Otimização Multiobjetivo, Sincronização de Semáforos
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
RESUMO:

Os Sistemas de Transporte Inteligente (ITS) têm como objetivo otimizar a eficiência do transporte e melhorar a sua segurança através do uso de tecnologia avançada. Nesse contexto de ITS uma das áreas importantes é a gestão de tráfego, que utiliza novos conceitos de organização e manutenção do tráfego, buscando, entre outros aspectos, manter um fluxo de tráfego de qualidade. Na gestão de tráfego está inserida a sincronização de semáforos, que é uma das abordagens que lida com a redução de congestionamento do tráfego. Uma sincronização é atingida quando mais de um semáforo está executando o mesmo tipo de plano semafórico de modo que permita um veículo passar pelos semáforos sincronizados sem paradas. Como consequência da sincronização é possível otimizar alguma qualidade relacionada ao tráfego, normalmente o fluxo de veículos. Porém, obter a sincronização de um cojunto de semáforos de malhas viárias em uma cidade é um problema complexo e é necessário a busca por soluções de forma automática. Com um simulador de tráfego, é possível construir uma representação computacional de uma combinação de semáforos e obter medidas (tempo de atraso, tempo de viagem, tempo parado, velocidade média global, entre outras) de qualidades do tráfego calculadas pelo próprio simulador. Assim, através da representação computacional e de um conjunto de medidas, podemos modelar o problema da sincronização de semáforos como um Problema de Otimização Multiobjetivo (MOP), que é a classe de problemas que possuem mais de uma função objeto a ser otimizada. Dentro dessa classe de problemas, recentemente foi definida a Otimização com Muitos Objetivos,que busca resolver um MOP que possue um grande número de funções objetivo, geralmente com mais de três funções. No contexto da sincronização de semáforos, apesar do problema ser modelado com um grande número de funções objetivo, trabalhos da literatura buscam otimizar apenas um pequeno subconjunto envolvendo no máximo duas funções. Assim, este trabalho propõe modelar e resolver o problema da sincronização de semáforos como um Problema de Otimização com Muitos Objetivos (MaOP). Na modelagem o problema será representado computacionalmente e serão escolhidas várias funções objetivo, para resolução do problema serão aplicadas técnicas de otimização com muitos objetivos. Para modelar o MaOP foi desenvolvido um sistema e utilizado o simulador SUMO. A finalidade do sistema é realizar a comunicação entre diversas tarefas que estão incorporadas em módulos, assim, é possível possível efetuar a comunicação entre um algoritmo e o SUMO. Para resolver o MaOP foi aplicado o algoritmo NSGA-III e técnicas de redução de dimensionalidade, tornando possível modelar o problema com um número de objetivos reduzidos. Nesse trabalho foi realizado um conjunto de experimentos, buscando analisar a performance dos algoritmos NSGA-II e NSGA-III em diferentes cenárioscom muitos objetivos. Os resultados mostraram que NSGA-II superou NSGA-III para o problema na maioria dos cenários e que as técnicas de redução de dimensionalidade foram eficazes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2027113 - ANDRE BRITTO DE CARVALHO
Interno - 2527554 - HENDRIK TEIXEIRA MACEDO
Externo à Instituição - AURORA TRINIDAD RAMIREZ POOZO

Notícia cadastrada em: 02/08/2017 17:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10