Banca de DEFESA: FABIO GOMES ROCHA

DISCENTE: FABIO GOMES ROCHA
DATA: 09/02/2017
LOCAL: Auditorio do PROCC/DCOMP
TÍTULO: PETIC DECISION MAKING (PDM): UM MODELO AUTOMATIZADO PARA APOIO À TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA EM TIC
PALAVRAS-CHAVES: PETIC. PETIC Decision Make. Strategic Planning of Information and Communication Technology (ICT). Decision making. TOPSIS. Planejamento estratégico de TIC. Tomada de Decisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software

Strategic planning is essential for the management of Information and Communication Technologies in organizations, providing more assertive decisions to establish the basic purposes of improvement and implementation of new resources. Broaching the subject, the goal of this study was the adaptation of the Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) in the creation of a new model to support decision making on the prioritization of investments in strategic planning of Information and Communication Technologies as a support to the methodology PETIC, called PETIC Decision Make (PDM), evaluating its applicability in real case studies. The investigated institutions were a municipal public administration body and a labor union entity, where the PDM was used in the prioritization of investments for the period of five years, using the tool PDMSys created in this study. By means of the proposed method was possible to select alternatives of actions considered preferable and to analyze their dependencies, besides creating a continuous cycle for classification. The results indicated the practicability of the method, avoiding an indication that the dependencies would jeopardize the investment in technologies. In this way, it was verified that the application of the PDM increases the predictability of expenditures, allows the reduction of initial costs and contributes to the assertiveness in the decisions on the management of the technological resources, implying in the global management of the institutions.

::

O planejamento estratégico é essencial para a gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações, proporcionando decisões mais assertivas para o estabelecimento dos propósitos básicos de melhoria e implementação de novos recursos. Abordando o tema, o objetivo deste estudo foi a adaptação do Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS) na criação de um novo modelo de apoio à tomada de decisão sobre a priorização de investimentos em planejamento estratégico de Tecnologias da Informação e Comunicação como suporte à metodologia PETIC, denominado PETIC Decision Make (PDM), avaliando sua aplicabilidade em estudos de caso real. As instituições investigadas foram um órgão da administração pública municipal e uma entidade sindical, onde se empregou o PDM na priorização de investimentos para o período de cinco anos, utilizando-se a ferramenta PDMSys criada neste estudo. Por meio do método proposto foi possível selecionar alternativas de ações consideradas preferíveis e analisar as suas dependências, além de criar um ciclo contínuo para ordená-las. Os resultados indicaram a praticabilidade do método, evitando indicação em que as dependências prejudicassem o investimento em tecnologias. Dessa forma, constatou-se que a aplicação do PDM amplia a previsibilidade sobre os gastos, possibilita a redução de custos iniciais e contribui para a assertividade nas decisões sobre a gestão dos recursos tecnológicos, implicando na gestão global das instituições.

Presidente - 2217866 - ROGERIO PATRICIO CHAGAS DO NASCIMENTO
Interno - 2685432 - ADICINEIA APARECIDA DE OLIVEIRA