Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANO LIMA SANTOS

DISCENTE: CHRISTIANO LIMA SANTOS
DATA: 16/12/2013
LOCAL: DCOMP
TÍTULO: DMITRY - UMA CUSTOMIZAÇÃO DO MOODLE PARA SUPORTAR APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Aprendizagem Baseada em Projetos, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

A organização social vigente, conhecida como "sociedade em rede", exige um novo perfil dos indivíduos, seja como profissionais ou como cidadãos. Ele precisa desenvolver competências como criatividade, colaboração, raciocínio sistêmico e proatividade, dentre outras. Além disso, o novo profissional precisa tornar-se um engenheiro do conhecimento, capaz de interpretar, manipular e ressignificar as informações disponíveis. O desenvolvimento tecnológico acompanha tal evolução na organização social, entretanto o sistema educacional apresenta-se deficiente, incapaz de preparar o aluno para este novo mundo. Vive-se assim um dilema, onde a sociedade exige o "colaborar para competir", mas a escola ainda educa por meio do "competir para competir". Com o intuito de promover mudanças no sistema educacional, técnicas de ensino construtivistas são estudadas e experimentadas, dentre elas a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Entretanto, um empecilho para a expansão de tal processo de ensino-aprendizagem por meio do ciberespaço é a inexistência de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adaptado para as necessidades da mesma. Este trabalho propõe uma customização para o AVA Moodle a fim de suportar a Aprendizagem Baseada em Projetos, como forma de promover a construção do conhecimento e a aprendizagem colaborativa além dos limites impostos pela sala de aula tradicional, rompendo o binômio tempo-espaço ao qual a mesma restringe alunos e professores. Para tal, projetou-se o módulo Dmitry à luz da Engenharia de Requisitos e da Engenharia de Usabilidade, com o objetivo de estender o Moodle para suportar ABP.

Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1708360 - MARIA AUGUSTA SILVEIRA NETTO NUNES