Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA ANDRADE MODESTO
DATA: 17/08/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Através da plataforma Google Meet / meet.google.com
TÍTULO: Velhos diálogos para novos traçados: entrelaços entre arqueologia e a gestão do patrimônio edificado de Laranjeiras -SE
PALAVRAS-CHAVES: Laranjeiras. Patrimônio. Arqueologia e Sociedade. Gestão Patrimonial.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Arqueologia
RESUMO:
Esta dissertação faz uma conexão entre Arqueologia e Arquitetura tendo como fundo o potencial arqueológico do patrimônio edificado do centro histórico da cidade de Laranjeiras - SE. Considerando não só a potencialidade das materialidades existentes na cidade, mas também, buscando compreender, junto aos trabalhos acadêmicos realizados no Departamento de Arqueologia e de Pós-Graduação em Arqueologia da UFS, os elos estabelecidos entre as edificações localizadas no sítio histórico de Laranjeiras e as narrativas dos diferentes usos dessas edificações ao longo do tempo, cujas transformações fazem referência à gestão desse mesmo patrimônio. Para tal, as estratégias metodológicas pautam-se em revisão bibliográfica sobre as interfaces entre arqueologia, patrimônio cultural e patrimônio edificado, bem como entre arqueologia e a cidade. Parte-se então para a ambiência de estudo, analisando as intervenções do patrimônio edificado selecionado a partir das políticas patrimoniais da década de 1970, com a inclusão de Laranjeiras no Programa de Integração e Reconstrução das Cidades Históricas do Nordeste, até as ações do Programa MONUMENTA, em 2004, seguindo-se para a relação das informações que os trabalhos acadêmicos realizados no Departamento de Arqueologia e de Pós-Graduação em Arqueologia da UFS apresentam sobre a materialidade e uso das edificações estudadas. Desse modo, visto que há uma relação intrínseca entre Arqueologia, Patrimônio e Educação, a pesquisa apresentada pretende trazer contribuições para a formulação de políticas públicas pautadas na transversalidade da educação patrimonial.