Banca de DEFESA: KARINA LIMA DE MIRANDA PINTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA LIMA DE MIRANDA PINTO
DATA: 31/07/2018
LOCAL: Laranjeiras, SE
TÍTULO: QUEM ANDA NA TERRA ALHEIA, PISA O CHÃO DEVAGAR
PALAVRAS-CHAVES: Colonialismo, Patrimonio Histórico, Paraty, Penedo, Marechal Deodoro
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Histórica

A tese apresenta discussões relacionadas aos sítios urbanos em relação à gestão do patrimônio arqueológico e cultural, de modo a evidenciar em alguns centros históricos a conexão do sítio urbano com as comunidades locais, gestores públicos e arqueólogos. O objetivo é verificar como foram construídos os discursos sobre sítio histórico por esses três agentes, tendo como ponto primordial captar o pensamento colonizante que norteou certas escolhas. Para a pesquisa foi escolhida a cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas, que abriga em seu perímetro urbano diversos sítios arqueológicos que estão sendo pesquisados por conta de trabalhos de requalificação em seus Centros Históricos. Desta forma, a intenção foi perceber em como a prática da Arqueologia Urbana está influenciando o padrão normativo de "bem patrimonial", tendo como consequência o obscurecimento de certos aspectos culturais, que de outra forma poderiam ser apropriados pela população para a construção de uma identidade local. Nessa perspectiva, o trabalho teve como ponto fundamental a desnaturalização dos padrões normativos de caracterização do que é patrimônio arqueológico, a favor de um discurso horizontal, pretendendo, assim, através do aporte teórico dos pressupostos das teorias Pós-Coloniais, criar reflexões para se pensar em uma Arqueologia Pública, onde os processos de alteridade sejam evidenciados em prol de discursos mais democráticos.

Presidente - 1819301 - MARCIA BARBOSA DA COSTA GUIMARAES
Interno - 1612359 - GILSON RAMBELLI