Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL CARDOSO DE ALMEIDA LOPES

DATA: 17/07/2017
LOCAL: SALA 05B
TÍTULO: A Tradição Polícroma da Amazônia no Contexto do Médio Solimões
PALAVRAS-CHAVES: História Indígena de longa duração; Tradição Polícroma da Amazônia; Arqueologia Amazônica.
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Pré-Histórica

O presente trabalho tem como propósito produzir uma história regional das ocupações dos produtores das cerâmicas associadas a Tradição Polícroma da Amazônia (TPA) na área do médio rio Solimões. O estudo de caso da pesquisa é a escavação e análise cerâmica do sítio São João próximo ao lago Caiambé (Tefé-AM). Para realizar esse objetivo será discutido a forma e validade da construção de histórias indígenas de longa duração, uma escolha teórica que priorizará, por sua vez, a identificação e análise das escolhas do passado acumuladas no registro arqueológico e nos vestígios cerâmicos. Para dimensionar o escopo da pesquisa será apresentada uma revisão bibliográfica expondo a história da composição e rearranjo da categoria “TPA” e a discussão de seus possíveis significados. Além de revisar a TPA, o presente trabalho se aprofundará nos estudos da história indígena antiga já produzidos na região, relatando o contexto diferenciado na qual a TPA é encontrada, um contexto que sugere a presença de redes de interação entre populações ceramistas distintas. A escavação do sítio São João permitiu um vislumbre das variadas formas que os produtores da TPA ocuparam a paisagem do rio Solimões. A análise do sítio e de seu material será a base para reinterpretar a história regional e auxiliar no entendimento dos processos de dispersão dessa tradição de longa duração e extensa distribuição.

Presidente - 2147095 - FERNANDO OZORIO DE ALMEIDA
Interno - 2019069 - DANIELA MAGALHAES KLOKLER