Banca de DEFESA: HEIDE ROVIENE SANTANA DOS SANTOS

DISCENTE: HEIDE ROVIENE SANTANA DOS SANTOS
DATA: 25/06/2015
LOCAL: campus laranjeiras
TÍTULO: Patrimônio Arqueológico Musealizado em Sergipe: um estudo de caso sobre a relação Documentação Museológica e Informação Arqueológica como procedimento essencial de Gestão de Coleções
PALAVRAS-CHAVES: PPatrimônio Arqueológico; Gestão de Coleções; Documentação Museológica; Disseminação de Informação; Museus da Universidade Federal de Sergipe
ÁREA: Arqueologia
SUBÁREA: Arqueologia Histórica

O presente estudo trata da gestão do patrimônio arqueológico, especificamente, o gerenciamento de informações referente às coleções que receberam endosso das instituições museológicas vinculadas a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a saber: Museu de Arqueologia de Xingó (MAX) e as coleções provenientes do Museu do Homem Sergipano (MUHSE). Ao conceder o endosso institucional aos projetos de arqueologia por contrato, essas instituições tornaram-se responsáveis por vasta quantidade de coleções. Pensando no patrimônio arqueológico como fonte de informação, o objetivo deste trabalho é analisar os mecanismos realizados para o gerenciamento de informações relativas às coleções do campo arqueológico coletadas no âmbito da arqueologia por contrato, e sob a guarda dos museus da Universidade Federal de Sergipe, bem como verificar se estes procedimentos – se é que existem – interagem com as diretrizes das áreas de Arqueologia e Museologia no que tange a gestão de coleções. Diante das coleções sob a guarda da UFS, e da necessidade de realização dos procedimentos de gestão para o patrimônio arqueológico, este estudo parte da premissa que é impreterível a estruturação de mecanismos que permeiem desde o ato de aquisição até a disseminação de informação relativa as coleções. Este planejamento dificultará à ausência de várias ações que impedem a gestão de coleções, principalmente se ocorrer durante o “salvamento” arqueológico. Por fim, reflete-se também sobre o papel social das instituições museológicas para o conhecimento das informações no que se refere ao patrimônio arqueológico, ressaltando a necessidade da execução do procedimento de documentação museológica sobre as coleções arqueológicas, tanto pelas instituições museológicas, bem como nos trabalhos de campo. Onde, esses mecanismos de gestão, possibilitarão a disseminação de informações pertencentes a esses bens culturais que são passíveis de serem interpretados como atos e vozes de povos do passado para a compreensão das práticas sociais do presente.

Externo à Instituição - DIEGO LEMOS RIBEIRO
Presidente - 1649962 - ELIZABETE DE CASTRO MENDONCA
Interno - 1612359 - GILSON RAMBELLI

Notícia cadastrada em: 03/06/2015 00:20