Banca de DEFESA: DIOGO FRANCISCO CRUZ MONTEIRO

DATA: 07/05/2012
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
TÍTULO:

INDÍGENAS E ICONOGRAFIA DIDÁTICA: A imagem dos índios nos manuais de história do Programa Nacional do Livro Didático (2011).

PALAVRAS-CHAVES:

Livro didático - Imagens - Temática Indigena.

ÁREA: Antropologia

Esta dissertação tem como objetivo geral identificar os modos de adequação das imagens de temática indígena dos livros didáticos de História avaliados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do ano de 2011, aos termos da lei nacional 11.645/08, por parte de seus autores e editores. Para isso, procedemos à análise das alegorias sobre a agência relacionada ao indígena nos livros didáticos. Para a seleção dos livros aqui analisados, seguimos o critério de triagem dos títulos que mais foram adotados durante o processo de avaliação e escolha dos livros didáticos pelos professores e gestores de escolas públicos estaduais da cidade de Aracaju, a partir Guia do Livro Didático do PNLD 2011. As impressões acerca dos povos indígenas nos livros didáticos são expressões a partir da análise conjunta dos conteúdos de suas imagens, legendas e textos nucleares. Desta forma, optamos pelo trabalho com imagens de naturezas diversas que sejam objetos de descrições, comentários e análises críticas dos autores, presentes tanto nos textos das legendas como nos textos nucleares dos livros analisados. Portanto, com esta pesquisa, pretendemos contribuir para uma melhor compreensão, no contexto atual, sobre as formas de tratamento da temática indígena através das imagens dos livros didáticas da História do PNLD 2011.

Presidente - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA NEVES - UFRN
Interno - 1121344 - ULISSES NEVES RAFAEL

Notícia cadastrada em: 23/04/2012 09:54