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Banca de DEFESA: MONIQUE MARIA MARQUES MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIQUE MARIA MARQUES MACHADO
DATA: 20/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: "O QUE VEM DO OUTRO": REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE VIOLÊNCIA.
PALAVRAS-CHAVES: violência, representações sociais, professores, alteridade
PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

A pesquisa consiste em um estudo das representações sociais de professores do ensino fundamental da rede pública municipal de educação da cidade de Aracaju e grande Aracaju, a fim de compreender os significados associados à violência e seus desdobramentos a partir de suas trajetórias profissionais. O problema de pesquisa teve como base as representações sociais de professores sobre violência. Os sujeitos de pesquisa são professores e professoras efetivos da rede pública municipal de educação da cidade de Aracaju e grande Aracaju, que lecionam ao ensino fundamental I e II, na faixa etária dos 25 e 65 anos. Os objetivos que nortearam tal pesquisa visaram: a) Identificar os fatores sobre os quais a violência está assentada, b) Compreender como a violência é representada pelos professores do ensino fundamental c) E verificar quais as condições sociais que permitem a emergência dessas categorias. A violência é um assunto corriqueiro e fenômeno crescente no cenário brasileiro, possuindo um caráter múltiplo e uma pluralidade de manifestações, porém, quando vinculada à imagem dos professores estes são colocados majoritariamente num papel de vítima, sendo esta violência sempre compreendida como uma violência exercida pelo outro. Desta forma, viu-se a relevância de ter os professores como sujeitos de pesquisa, para assim, saber quais significados estes atribuem ao fenômeno da violência de um modo generalizado. O referencial teórico traz uma discussão acerca da violência, dando ênfase a violência no cenário brasileiro. A metodologia empregada neste estudo está amparada numa abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para coleta de dados fundamentam-se na aplicação de entrevistas em profundidade, do tipo semiestruturada, o que permitiu um diálogo mais espontâneo com os professores sobre o tema da violência. O conteúdo das entrevistas foi escutado e transcrito integralmente. Para efeito de análise, foi utilizada a análise de conteúdo como proposta por Bardin (1977) por meio da criação de eixos temáticos, de modo que estes permitissem alcançar os objetivos propostos para este estudo sendo estas análises realizadas sob a luz das representações sociais como proposta por Moscovici (2003).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1568142 - CHRISTINE JACQUET
Externo à Instituição - JOCENEIDE CUNHA DOS SANTOS
Presidente - 2656626 - MARCOS SANTANA DE SOUZA

Notícia cadastrada em: 08/08/2018 10:36
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