Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CRISTINA SIMÕES VIVIANI

DISCENTE: MARIA CRISTINA SIMÕES VIVIANI
DATA: 29/09/2017
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PPGA
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOBRE O CORPO ENTRE ADOLESCENTES NEGOCIAÇÕES E DISPUTAS DE SENTIDO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES DE LAZER.
PALAVRAS-CHAVES: CORPO, GÊNERO, SEXUALIDADE, JUVENTUDE, LAZER
ÁREA: Antropologia

Trabalhando na área de lazer enquanto professora de Educação Física com crianças e adolescentes, percebia padrões de comportamento entre meninos e meninas que despertavam a minha curiosidade. Em uma instituição que oferece serviços de lazer para estudantes, notava como desde muito cedo eram perceptíveis as representações de gênero em meus alunos. A minha atuação profissional com adolescentes se dá através de um acampamento educativo, que tem como proposta atividades de lazer voltadas à crianças e adolescentes. Acampamentos educativos são empresas que oferecem serviços recreacionais à escolas e pais para seus alunos e filhos. São espaços que têm uma proposta pedagógica de desenvolvimento cognitivo, motor e social através de atividades lúdicas. O objetivo geral desta dissertação é compreender como se dão as negociações e disputas de sentido sobre gênero e sexualidade entre adolescentes em uma instituição de lazer. Mais especificamente, em um acampamento educativo que tem a particularidade de oferecer um serviço em que os adolescentes estarão envolvidos intensamente com as atividades de lazer, em um espaço destinado exclusivamente ao convívio entre amigos da mesma faixa etária, com a mediação da infraestrutura do acampamento e do acompanhamento dos instrutores, sem a presença do seus pais e outros adultos. Assim, através da antropologia e da etnografia busca-se compreender melhor os discursos corporais de meninos e meninas adolescentes dentro de uma perspectiva de gênero e sexualidade.

Presidente - 2512859 - FRANK NILTON MARCON
Interno - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Externo à Instituição - WELLINGTON DE JESUS BOMFIM

Notícia cadastrada em: 27/09/2017 18:17