Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORA REJANE VIANA SOBRAL

DISCENTE: DEBORA REJANE VIANA SOBRAL
DATA: 11/09/2017
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO PPGA
TÍTULO: DO SILÊNCIO DOS ATABAQUES À SALA SEM NOME: UMA ETNOGRAFIA DO ACERVO AFRO-BRASILEIRO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE.
PALAVRAS-CHAVES: Antropologia; Religiões Afro-Brasileiras; Perseguição; Sergipe.
ÁREA: Antropologia

A pesquisa propõe um estudo etnográfico do acervo de cultura afro-brasileira do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE, com o desígnio de problematizar a (re) produção e o arquivamento dos artefatos na e pela instituição. Os artefatos em estudo tratam-se de objetos apreendidos durante diligências policiais nas primeiras casas de cultos de matrizes africanas instauradas em Sergipe na década de 1940. Fato que incita a refletir sobre o tratamento ofertado pela a instituição a estes artefatos e a problematizar acerca da (re) produção, silenciamento e o arquivamento dos artefatos no IHGSE, portanto esta pesquisa se faz fundamental uma vez que contribui para o (re) conhecimento e preservação das impressões culturais e sociais que estes artefatos acionam, bem como para contextualizar sua apropriação no espaço institucional sobre como a cultura do outro se insere nos discursos oficiais sobre a história de Sergipe.

Presidente - 2051862 - CLOVIS CARVALHO BRITTO
Externo ao Programa - 4205099 - FERNANDO JOSÉ FERREIRA AGUIAR
Interno - 1121344 - ULISSES NEVES RAFAEL

Notícia cadastrada em: 29/08/2017 10:35